Um feed harmônico no seu perfil do Instagram funciona como uma vitrine para a sua marca. As redes sociais têm sido o canal de comunicação mais próximo que as empresas têm de seus clientes. Desta forma, é imprescindível prezar por uma identidade visual marcante, inclusive, no feed do Instagram. Por ser uma rede social de apelo visual, seguir uma narrativa visual no planejamento das postagens gera interação e desperta interesse no público. Dito isto, que tal conhecer um pouco mais sobre o que é possível fazer com grid do seu perfil?
São inúmeros os tipos de grids possíveis de se fazer no Instagram. Puzzle, coordenado, conectado, xadrez, mosaico, minimalista, colorido. Essas são algumas das possibilidades de organização de um perfil do Instagram. Ele passou de um lugar que acumulava fotos e posts aleatórios e virou um espaço importante para estratégias de marca. Local apropriado para trabalhar seu branding digital. Um grid atraente é uma estratégia. Esse diferencial, associado à imagem da sua marca, pode trazer vantagens, entenda o porquê:
Veja como você pode organizar e planejar seu feed :
Pode ser o estilo, o recorte ou até mesmo a motivação, um padrão.
Utilize um padrão, como por exemplo o tratamento das fotos, e transite o tema da suas postagens. Contraditório? Nem um pouco. Capriche no mix de imagens de influencers, produtos e fotos de moda para divulgar seus produtos no Instagram:
algumas pessoas preferem inclusive usar um único filtro para deixar as imagens com a mesma cara. Apps de edição como o Facetune e o VSCO podem ajudar nessa tarefa.
É possível organizar as fotos de forma que elas se organizem como num tabuleiro de xadrez. Use um padrão de foto ou uma cor predominante para alternar entre as linhas das postagens.
Lembre-se também que não é apenas sobre ter um feed lindo, mas organizado estrategicamente para dar visibilidade à marca, atrair e envolver seu público, usando todas as ferramentas que o app oferece em conjunto com os posts para se destacar em meio a milhões de contas.
Organizar o feed de forma simples adotando um filtro ou cores coerentes com o tom de voz da marca, criar um feed com conexões entre um post e outro, ou um feed com fundo infinito. O que cabe oferecer ao seu cliente ou usar com sua marca?
Essa escolha vai depender do seu objetivo. Se acha difícil, comece pelo simples e não sinta-se preso. Pense em conjuntos de posts que podem ser definidos pelo número de grids e/ou um tempo definido ou faça um feed mesclado.
Experimente e analise as métricas. Conforme o resultado continue ou mude a estratégia.
Preocupar-se com os resultados ou com a diversão que um feed bonito pode trazer ou não é muito mais importante do que preocupar-se com a estética em si. A taxa de engajamento, frequência das postagens, hashtags, variedade de conteúdo e horários adequados para postar são pontos que devem ser levados com maior consideração do que simplesmente a beleza, afim de gerar mais conversões.
E então? Já está imaginando como organizar seu feed? Precisa de ajuda? Chama a gente pra trocar uma ideia!