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Gestão de SEO: uso da Cauda Longa nas palavras-chave

marketing |
1 de outubro de 2015
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Por: Agência R8

Saiba como aplicar a Cauda Longa em suas estratégias de palavras-chave no SEO.

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Muitas das empresas que trabalham com o marketing digital, estão buscando aumentarem ao máximo seus esforços para conseguirem se tornar referência na internet, o que acarretará em mais receitas geradas nos mais diversos canais que a web nos oferece. Esse interesse por um ROI alto acaba influenciando praticamente todas as etapas do processo de gestão de Inbound Marketing, dentre elas, o SEO, que busca atrair pessoas relevantes para o site através dos mecanismos de busca.

E já que nosso objetivo é falar do processo de Atração, especificamente o SEO, vamos abordar o uso das palavras-chave cauda longa (long tail) no SEO para melhorar o posicionamento de seu site na busca orgânica do Google ou na parte paga (AdWords).

Mas o que é Long Tail?

Long tail são termos mais específicos, geralmente formados por mais de três palavras, criando uma pequena frase. Essa é uma das práticas mais relevantes na gestão de SEO, tendo em vista que o Google pretende mostrar mais páginas que abordam um conteúdo específico do que genérico. Os termos específicos (long tail keywords) representam mais a realidade da intenção de busca dos usuários.

Além disso, o uso desse tipo de palavra possibilita, principalmente, a segmentação de visitas no topo de funil, trabalhando a atração dos leads. No primeiro instante parece ser uma aposta arriscada, pois envolve palavras que representam um volume muito menor de buscas, atingindo um número menor de pessoas em busca do seu produto, serviço ou informações de seu segmento.

Porém, as estratégias de SEO com o uso de cauda longa representa um ganho enorme para a obtenção de resultados, assim como possibilita fazer com que as pessoas que buscam por sua empresa, encontrem algo mais próximo da realidade das pesquisas que elas fazem.

Exemplos do uso de Long Tail no SEO:

De forma a deixar mais prático o que abordamos anteriormente, vamos supor que você tenha um site que vende artigos esportivos para amantes de esportes de aventuras em Santa Catarina e as páginas que você deseja posicionar bem no Google são referentes a um Tênis para Trilhas. Se você optar por utilizar termos genéricos (o que não é o indicado), você focará mais em termos como: Tênis, loja tênis, aventura, dentre outros. Portanto, se uma pessoa busca por tênis nike para corrida e ao pesquisar por apenas “tênis” e encontrar seu site, você não terá em sua página na web um usuário qualificado, sendo que o mesmo sairá imediatamente do site por não encontrar o que ele estava buscando.

Já o uso das Long Tail em suas palavras-chave, ficaria assim:

Tênis de trilhas masculino;

Tênis para aventuras de trilhas;

Tênis para trilhas em Santa Catarina;

Etc.

Esses termos possuem um número de pesquisas mensais bem inferiores ao dos termos mais genéricos. Porém, são termos que aumentam as chances de comprar, pois estará atraindo usuários bastante qualificados. Ou seja, essas palavras geralmente possuem uma taxa de conversão maior que as de cauda curta, e também uma concorrência menor do que o habitual.

Também há outras situações em que o usuário, primeiramente, busca por informações. Ele não está buscando por um produto específico, e sim algum conteúdo para esclarecer determinada dúvida. Como:

Locais para trilha em Santa Catarina;

Melhores lugares para a prática de trilha em SC;

10 lugares para se praticar trilha;

Etc.

O uso correto das palavras-chave de cauda longa em marketing digital é fundamental para que seu site receba as visitas mais qualificadas, e consequentemente, obtenha os melhores resultados.

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