Desde a popularização da internet no mundo inteiro, várias redes sociais surgiram, algumas caíram em desuso, pois não souberam adaptar-se às mudanças constantes da realidade e outras, por consequência, assumiram o protagonismo, entre elas o tão conhecido e adorado Snapchat.
Ainda existe muita gente que não entende a dinâmica desta rede social. Mas é bastante simples: é como um Instagram por lá também é possível compartilhar fotos, mas com a vantagem de elas não ficarem armazenadas – e há a funcionalidade de um chat rápido, que também se autodestrói. Sendo assim o Snapchat captou a essência da vida do público moderno: com uma rotina atribulada, com o tempo tão curto dividido entre estudos, família, amigos, atividades físicas e uma vida social agitada tudo que eles querem e precisam é agilidade.
Prova de que o Snapchat caiu no gosto da galera, dados surpreendentes já foram divulgados: são mais de 200 milhões de usuários ativos, que segundo o site PhotoWorld, compartilham aproximadamente 8.796 imagens por segundo. Por isso, se seu e-commerce é direcionado para consumidores da geração Z (nascidos a partir de 1990), o Snapchat pode ser uma ferramenta que pode proporcionar um relacionamento melhor com seu público-alvo.
O que mais justifica entender melhor como a geração Z se comporta e inserir-se em seus canais de relacionamento preferidos, especialmente para os empreendedores que trabalham com esse público, é sua alta representatividade. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Sonar no Brasil, EUA e Reino Unido, apesar de ainda não estarem todos nos postos de trabalho, os jovens da geração Z anotam US$ 35 bilhões em poder de compra anual.
E o que significa para o empreendedor digital? Oportunidade! E para aproveitá-la da melhor forma é preciso compreender esse público, falar a mesma língua e estar na mesma plataforma que eles, coisa que muitos e-commerces já estão fazendo.
A rede social, assim como qualquer outra ferramenta, deve gerar desejo de compra em seu público e para isso é preciso posicionar-se de determinadas formas: estabelecer uma linguagem adequada para o público que lá se encontra, que a marca seja moderna, divertida, simples e objetiva; é preciso estar ligado no que acontece no universo do público jovem.
Há diversos formas de uma empresa usar o Snapchat em suas estratégias de marketing. Existe muitas possibilidades: a loja virtual pode divulgar novidades exclusivas, dar descontos exclusivos para os seguidores por meio de códigos de descontos, a loja pode mostrar um pouco de sua rotina e dia a dia internos – aniversários de colaboradores, datas comemorativas relativas ao segmento de trabalho, etc.
Possibilidades para se trabalhar o Snapchat são diversas e o custo é zero, já que o aplicativo é gratuito tanto para iOS quanto para Android. O que o empreendedor vai precisar mesmo é de criatividade e paciência, afinal no Snapchat, assim como em qualquer outra ação online, os resultados não surgem da noite para o dia.