A gestão de marketing vem passando por mudanças significativas no momento em que a tecnologia avança e as pessoas começar a adotar novos comportamentos frente a empresas e organizações. Quando falamos em Gestão de Redes Sociais, pensamos logo no tão comentado marketing digital colaborativo, que é a forma como uma marca promove ações que visa o relacionamento com seus clientes e público-alvo, sempre com o objetivo de promover a marca através da disseminação de seus conteúdos publicados.
As redes sociais mudaram todo o cenário entre empresas e consumidores, a partir da web 2.0, as pessoas passaram a ter mais poder nas mãos com toda tecnologia que pode ser usada a seu favor. Com consumidores capazes com comparar preços e produtos, disseminar suas opiniões sobre marca em um alcance jamais visto, dentre outras possibilidades que dão as pessoas vantagens sobre marcas que não visam suprir suas necessidades e desejos, ou simplesmente, enganam seus consumidores através de produtos e serviços que não cumprem o que as empresas comunicam.
Esse nova era da interação e colaboração, as agências de publicidade e marketing começaram a focar em uma nova ferramenta, o chamado “Brand Entertainment”, sendo a união entre o entretenimento e marcas em um determinado formato na internet. Isso possibilita que as empresas façam promoções mais direcionadas e impactantes para o seu público-alvo nas redes sociais de forma a promover a marca em ações divertidas e relevantes, o que proporcionará uma maior interação entre os seus consumidores. Essas ações de marketing interativo nas redes sociais são desenvolvidas para uma maior fixação de marca ou de um conceito que seja relacionado a ela.
Rede social como o Facebook, por exemplo, trás vantagens imensas na realização de ações de marketing para um público mais segmentado e que tem um alto grau de compartilhamento na rede como um todo. Ações virais ajudam na repercussão espontânea entre os usuários e que desperte o interesse de muitas empresas. Os resultados obtidos em ações nas redes sociais são de fácil mensuração, o que ajuda a gestores a provar o potencial que cada uma dessas redes.
As redes sociais chamam a atenção pelo impacto que vem causando na sociedade, principalmente depois do surgimento de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o que vem gerando uma necessidade de uma pessoa ficar conectada 24 horas por dia, seja em qualquer lugar que ela esteja sempre buscará estar presente nas redes sociais, tanto para a busca de informações como para interagir com outras pessoas.
Com todas essas mudanças, o marketing digital aproveita para usar as redes sociais como em canal que fará uma ponte mais estreita entre empresas e consumidores, gerando um relacionamento mais intimo e direto entre os mesmos, o que possibilitará um estudo mais aprofundado sobre os seus clientes e futuros clientes, traçando um perfil de comportamento e tendências.
Sem dúvida alguma, não acompanhar as novas tendências da comunicação na internet poderá trazer prejuízos a médio e longo prazos. Pois, o que as pessoas mais desejam ao se aproximarem de marcas nas redes sociais é um diálogo entre os dois, possibilitando que empresas sejam mais precisas na satisfação das necessidades de seus consumidores. Elas querem se relacionar com a marca e compartilhar a experiência vivida. Por exemplo, é comum as pessoas utilizarem seus smarthphones para fazerem check-ins mostrando para toda sua rede de contatos que ela está jantando em um restaurante ou, as vezes, simplesmente divulgar a foto de um produto comprado e mostrar para todos seus amigos uma compra que o satisfez, o que ajuda na construção da imagem da marca da empresa.