Uma das vantagens do marketing digital é o fator de tudo poder ser mensurado. Sendo assim, você criar uma estratégia de criou de campanhas e e-mail marketing e, logo em seguida não mensurar os resultados e apresenta-los para a quem interessa, pode resultar em interpretações bem distintas sobre o retorno de suas ações de e-mail marketing.
Por isso, vamos apresentar algumas formas para montar um bom relatório de e-mail marketing para que você consiga mostrar, em números concretos, todos os resultados obtidos em suas ações. E para isto, devemos fazer algumas perguntas fundamentais:
– Quais informações são relevantes para o negócio?
– Para quem vou apresentar o relatório?
– Essas pessoas conhecem termos técnicos ou é melhor ser mais didático?
Depois que você tiver essas questões já bem definidas, está na hora de começar a montar o relatório de e-mail marketing. Confira:
Aqui, será o primeiro passo para a formulação de um bom relatório de e-mail marketing. Você deverá fazer um quadro geral possuindo todas as informações relevantes, sem que entre em detalhes em cada uma delas. Informações como quantidade de envios, de campanhas, de cliques, aberturas e conversões.
Aborde indicadores que demonstrem a evolução (ou até mesmo queda) em relação aos meses anteriores das ações de e-mail marketing. Será um relatório mais completo e específico. Aborde informações como, abertura, envios, receita, cliques, conversão, representatividade, ticket médio de clientes, ROI, dentre outros. A comparação dos resultados deverão ser feitos usando porcentagem.
Ter uma base de e-mails bem engajadas ajudará você a montar campanhas de fidelidade. Sendo assim, é importante que você mostre os resultados referentes aos seus envios. Mostre o crescimento da base de cliente, o nível de engajamento e os descadastros.
Você deve ficar atento aos dias em suas campanhas de e-mail marketing têm mais performance. São informações que te ajudarão a saber o momento exato para se comunicar com sua base de e-mails.
A sua visão deve ser ainda mais específica para cada campanha feita dentro de um determinado período. Os mesmo dados que foram usados no quadro geral, poderá ser usados aqui, assim como, também, destacar as que deram mais resultados e as que tiveram os piores retornos.
Esta dica serve mais para quem possui um e-commerce, em que você poderá construir um quadro com o objetivo de avaliar produtos divulgados X produtos vendidos. Você deve investir mais em produtos que trazem mais resultados, pois focar muito em produtos que não chamam a atenção de sua base só vai diminuir o engajamento com ela.
É ideal que se faça um resumo de tudo o que foi apresentado e mostre novamente os pontos altos e os baixos do mês, juntamente com um cronograma para atividades dos próximos meses. É importante que se faça considerações relevantes e que se sugiram algumas ações para serem trabalhadas nos próximos meses.