A gestão de e-mail de marketing é uma das atividades do marketing digital mais praticada por profissionais do mercado digital em todo o mundo, onde se baseiam fortemente em marketing por através do uso do e-mail. E a construção e gestão de uma base de e-mails consistente estão ao alcance de quaisquer pessoas que opera qualquer negócio online.
Houve uma época em que especialistas da área de propaganda e marketing previram que o e-mail marketing iria sucumbir como estratégia para angariar clientes, pois outras táticas mais eficazes estavam surgindo no mercado. Mas hoje em dia vemos que eles estavam totalmente errados: o e-mail marketing continua sendo altamente eficaz, além de custar muito pouco para o empreendedor que o utiliza.
A gestão de e-mail marketing é uma ferramenta fundamental para o seu e-commerce, pois pode ser o que falta para alavancar suas vendas. Portanto, segue abaixo algumas dicas para você obter o e-mail dos visitantes do seu e-commerce:
1) Box de subscrição no final do seu conteúdo: é importante que o box para o usuário cadastrar seu e-mail esteja no final de cada conteúdo de seu e-commerce, pois é depois que ler todo o conteúdo que o leitor decide se irá se cadastrar ou não.
Você deverá exibir um formulário para cadastro de forma natural, em que ele não possa interferir na leitura do conteúdo e também no design da página, por isso da importância de ficar no final de cada postagem. Este recurso faz com que a janela de cadastramento na base faça mais sentido para o visitante, solicitando seu e-mail depois de oferecer um bom conteúdo. Torna-se um direcionamento para a navegação e deixa de ser uma barreira a ela.
2) Soft pop-up na rolagem da página: o soft pop-up é um dos métodos que mais convertem em leads, sendo uma pequena caixa para cadastros de e-mails que é exibida no rodapé do browser, tornando-se claramente visível e sem interromper a leitura do seu usuário ou cliente.
3) Barra horizontal no topo do site: é método simples e eficiente que é uma pequena barra horizontal no topo de seu site, convidando seus usuários a se cadastrarem para receberem e-mails de sua empresa. Uma dica extra é fazer com que a barra acompanhe a rolagem da página e se mantenha visível durante toda a navegação. Assim como usar uma mensagem bem objetiva (call to action) para induzir ao cadastramento.
4) Pop-ups de saída: pop-ups de saída é uma tecnologia chamada exit-intent, em que uma janela é exibida assim que um usuário dar indícios de abandonar a página. Os pop-ups sendo bem utilizados (sem atrapalhar a navegação), geram muito retorno.
5) Exclusividade do conteúdo: conteúdo relevante é a base do marketing digital. Ofereça conteúdos exclusivos para seus usuários e clientes e, logo depois, posicione um box para cadastramento liberando o material completo somente após o usuário informar seu email.