Você já sabe a importância de uma estratégia para alcançar o consumidor online e o termo marketing digital — as formas de atrair o consumidor certo para a sua marca pelas redes — não é nenhuma novidade, certo? Muitas empresas, no entanto, ao darem seus primeiros passos em estratégias de atração online, sentem dificuldade em escolher as ferramentas de marketing digital mais apropriadas para atingir seus objetivos.
O modo como você decide engatar nessa empreitada — e o conhecimento que você usa para guiar sua estratégia em marketing — é fundamental. É esse conhecimento que, antes de tudo, te dirá quais são as ferramentas mais propícias para o seu negócio e para atingir o seu consumidor.
Para isso, é preciso que você tenha em mente uma persona, ou seja, um personagem fictício construído com base em informações verídicas sobre o seu público consumidor. Uma persona tem um nome, uma idade, um trabalho e um cargo, um segmento. Mais do que isso, a persona possui objetivos e problemas que seu produto/serviço podem ajudar a alcançar e/ou resolver.
É através da persona — e seus hábitos online — que você poderá entender quais ferramentas serão mais eficazes na comunicação e conversão de potencial clientes para sua empresa. Abaixo listaremos algumas das ferramentas e utilidades mais usadas por profissionais do marketing digital.
O ranking em sites de busca, como o Google, é fundamental para a sua estratégia de marketing, principalmente se sua persona tiver grandes hábitos de buscar soluções para problemas relacionados ao seu negócio através de pesquisas online. Uma estratégia em palavras-chave, linkagem e estrutura do conteúdo podem ser essenciais para o aumento de vendas e tráfego.
Para uma estratégia mais simples, o Yoast, um plugin para sites hospedados na plataforma WordPress, oferece um serviço básico e automatizado de SEO.
Palavras-chave e temáticas são fundamentais tanto para a estratégia de SEO, como para uma estratégia de alcance do consumidor certo, ou seja, o que combina com sua persona. O BuzzSumo pode demonstrar que temáticas e acontecimentos estão em alta na Internet, em sua versão gratuita.
Já o Keyword Tool te ajuda a encontrar o desempenho de certas palavras em sites de pesquisa — para você evitar aquelas que não atingem com eficácia a sua persona.
Uma boa estratégia de marketing digital precisa de medidores de performance para o conteúdo distribuído nas redes sociais e para o tráfego dos sites.
A versão gratuita do Hootsuite, uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, deixa que o usuário gerencie até três mídias sociais, com análises diárias, agendamento de publicações e acompanhamento de campanhas.
Para usuários interessados em uma estratégia de marketing mais integrada, ou seja, que acompanha o potencial consumidor desde a visita nas redes sociais, até a circulação em páginas e conteúdos do site da empresa, o ideal é o Analytics. A plataforma do Google monitora e cria relatórios de tráfego e pode monitorar os potenciais usuários mais próximos de se tornar clientela para seu negócio.
O Analytics, além de uma plataforma de monitoramento, também pode oferecer à estratégia de marketing da sua empresa informações básicas para o SEO, como buscas frequentes e palavras-chave.
Construir uma boa lista de e-mails de seus clientes e comunicar através de campanhas de e-mail frequentes pode ser uma grande forma de conquistar clientela e aumentar as vendas. O MailChimp é uma das ferramentas mais usadas para criação de campanhas e disparo de e-mails, tendo uma opção gratuita de cadastro e planos pagos.
Pense bem: enquanto nas redes sociais, seu conteúdo será visto apenas por uma pequena parcela dos seus seguidores, devido aos algoritmos que favorecem mídia paga, o e-mail é sempre enviado para seus destinatários.
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