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Facebook marketing: conheça o algoritmo EdgeRank do Facebook

marketing |
28 de setembro de 2015
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Por: Agência R8

Conheça melhor o algoritmo EdgeRank do Facebook e dicas para tirar melhor proveito da rede.

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O Facebook criou o algoritmo EdgeRank, basicamente com objetivo de levar informações relevantes que realmente importam e interessam para seus usuários. Com isso, páginas perdem espaço e amigos mais próximos ficam em destaque. Antes da atualização, a rede social recebeu diversas sugestões de usuários sobre o que poderia melhorar e agora fará três grandes atualizações no algoritmo; saiba o que muda no seu feed.

A partir de feedback de seus usuários, o Facebook notou que algumas vezes postagens de amigos mais próximos estavam ficando perdidas no meio das demais atualizações, uma vez que os usuários recebem uma média de 100 publicações por dia. Dessa maneira, a segunda alteração irá privilegiar conteúdo de amigos próximos, fazendo com que suas respectivas publicações de vídeos, fotos, links ou atualizações de status apareçam no topo do feed de notícias. Se o usuário gosta de interagir com conteúdos de certas páginas, também será possível que ele veja essa informação.

Entenda os três elementos principais do algoritmo EdgeRank do Facebook:

Ue: Afinidade | We: Peso do Conteúdo | De: Decaimento de Tempo

1 – Afinidade:

– Mensura ao longo do tempo o grau de afinidade entre um emissor e um receptor;

– Analisa o grau de interesse e interatividade do receptor em relação às postagens do emissor;

– É um critério individual e unidirecional. Ser popular com um usuário não o torna popular com todos.

2 – Peso do Conteúdo:

– Mensura a importância e relevância de um determinado conteúdo;

– Tenta antecipar o grau de interatividade que o conteúdo irá gerar entre os usuários;

– Postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de Edge Rank.

3 – Decaimento de Tempo:

– Cosidera o tempo de desgaste de um conteúdo postado;

– Mantém no feed de notícias conteúdos que continuam a ser comentados, compartilhados e curtidos.

O que devemos fazer?

– Quando publicar conteúdo, inclua junto uma imagem que gere curiosidade nos usuários;

– Dê freferência à conteúdos que mecham com as emições, gerem indignação, polêmica, humor, etc;

– Quando isso não for possível, dê preferência para conteúdos úteis para seus usuários;

– Procure segmentar seus usuários, convidando como amigos (ou para curtir sua fanpage), pessoas com o perfil ideal para sua área de atuação.

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