De olho nos anunciantes de TV, o Facebook anunciou diversos novos produtos de publicidade para atrair anunciantes de televisão para sua plataforma. As opções de publicidade são projetadas para tirar proveito dos pontos fortes da rede social em dispositivos móveis. O Facebook também afirmou ter 2,5 milhões de anunciantes ativos no mundo. Esse lançamento dos novos produtos de publicidade do Facebook aconteceu um dia antes do início da 12ª Semana da Publicidade em Nova York.
O Facebook tem o aplicativo de smartphone mais popular do mundo e gera mais de três quartos dos 10 bilhões de dólares anuais em receitas publicitárias em celulares. Assim, a maior rede social do mundo está tentando convencer os anunciantes, especialmente aqueles que usam vídeos, que seus dólares serão mais bem gastos em uma plataforma móvel (em vez de anúncios em TV).
Dados de pesquisas mostram que a publicidade digital de vídeos estão crescendo rapidamente e deverão aumentar 13% até 2019, para quase US$ 15 bilhões. Os gastos em publicidade na TV, em comparação, deverão ter um aumento de 2% no mesmo período, para US$ 78 bilhões.
Na TV, os anunciantes podem comprar anúncios com base em quantas pessoas conseguirão impactar. Já o grande Facebook oferece aos anunciantes o mesmo método, mas com a possibilidade de segmentar o público-alvo. Assim, uma empresa destinada ao público masculina poderá anunciar apenas para homens entre 20 e 35 anos que fizeram compras em seu site, por exemplo.
Entre os novos produtos anunciados pelo Facebook está o “brand awareness” (reconhecimento da marca), que visa atingir um grande número de pessoas para promover uma empresa. Os anunciantes também serão capazes de pesquisar os usuários que viram seus anúncios em dispositivos móveis – uma característica que costumava estar disponível apenas em computadores desktop.