O poder de uma boa estratégia de Marketing Digital não pode ser subestimado por empresas de qualquer segmento ou tamanho.
Para quem deseja crescer e faturar mais, utilizar uma ação bem estruturada é a resposta mais segura e sustentável.
Porém, não é qualquer um que consegue tirar uma boa estratégia de Marketing Digital da cartola.
Para desenvolver uma ação de qualidade e que traga resultados (que é o mais importante), é necessário reunir 5 características primordiais para a estratégia.
Confira quais são:
Quem formula uma estratégia de Marketing Digital quer alguma coisa.
Esse desejo é o seu objetivo e é ele quem vai nortear toda a ação e seu planejamento.
O principal problema nessa característica é que poucos empresários conseguem definir com exatidão qual o seu objetivo principal.
Alguns dizem “faturar mais”, outros falam em “melhorar a imagem da empresa”, mas não definem quanto é “mais” ou o que é uma “imagem melhor”.
Por isso, antes mesmo de começar a pensar numa estratégia de Marketing Digital, o empresário precisa colocar no papel o seu objetivo de forma clara e mensurável.
A segunda característica essencial para formular uma boa estratégia de Marketing Digital é o seu planejamento.
Se a primeira característica era o objetivo, ou o “aonde” queremos chegar com a nossa estratégia, a segunda característica essencial é o planejamento, ou o “como” vamos chegar até lá.
Um bom planejamento leva tempo para ser desenvolvido e vai exigir uma boa quantidade de dados e informações, projeções e testes.
Será necessário entender quem são os clientes atuais e de onde eles vêm para entender como atrair mais consumidores com a abertura de novas vias de acesso ao seu produto.
Uma campanha de Marketing Digital é, em outras palavras, uma conversa entre uma empresa e os consumidores.
O objetivo, normalmente, é levar esses consumidores a comprar os produtos divulgados e, por isso mesmo, a terceira característica essencial para o sucesso de uma campanha do tipo é o conhecimento do público-alvo da ação.
Pense bem: qual seria o objetivo de uma empresa que fabrica pneus em anunciar seus produtos para pessoas que não têm carros?
Nenhum! Por melhor que seja a estratégia de Marketing Digital nesse caso, o resultado seria nulo.
Por isso, quando formular sua estratégia, pense bem em quem é o seu público e como se comunicar com ele.
Como vimos no tópico anterior, uma estratégia de Marketing Digital pode ser entendida como uma conversa entre uma empresa e os seus consumidores.
Se é preciso entender o que queremos atingir com essa mensagem (objetivo), em como atingir essa meta (planejamento), e com quem vamos falar (público-alvo), a próxima característica é a nossa mensagem — ou conteúdo.
Como parte essencial da estratégia de Marketing Digital, o conteúdo da mensagem propagada precisa ter muito valor para poder atingir o resultado pretendido e estabelecido lá no começo do nosso artigo.
Por fim, chegamos à última característica que uma estratégia de Marketing Digital precisa ter: a análise dos resultados para otimização dos planos futuros.
Normalmente, é nesse ponto que a maioria das estratégias costuma falhar. Sem uma boa análise dos resultados obtidos, pouco é aprendido e otimizado para melhorar os resultados da próxima estratégia.
Marketing Digital funciona como uma escada: o que aprendemos na ação de hoje é usado para melhorar a de amanhã e a próxima, sempre subindo para alcançar um nível cada vez melhor.
Se a análise não é feita, não se aprende nada e nada é corrigido, mantendo os resultados sempre iguais.
Agora você já sabe como montar uma boa estratégia de Marketing Digital e está na hora de colocar esse conhecimento em prática.
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