Pode até ser que você ainda não tenha percebido, mas saiba que o futuro das vendas online já chegou! Sobretudo, estamos nos referindo às tecnologias inovadoras já disponíveis e que têm como propósito o aprimoramento da experiência de compra.
Embora algumas delas pareçam estar um tanto quanto distantes, o fato é que elas estão mais próximas do que se imagina. Acredite. Nesse contexto, podemos destacar a inteligência artificial, a realidade virtual e a realidade aumentada.
Neste artigo, especificamente, vamos focalizar nossa atenção apenas na realidade aumentada, apresentando seu conceito e explicando de que forma ela pode contribuir para as vendas online.
Se você deseja melhorar os seus resultados, destacar-se perante à concorrência e, consequentemente, garantir a rentabilidade do seu negócio, não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!
Para começar, é importante compreender o que é a realidade aumentada. Basicamente, pode-se considerá-la como uma tecnologia utilizada para conectar o ambiente real ao virtual.
Ao empregá-la em seu negócio, você permitirá a inserção de objetos virtuais em um espaço físico, tudo em tempo real. No entanto, para que isso seja possível, será preciso contar com o apoio de algum aparelho tecnológico, como uma webcam ou um smartphone, por exemplo.
Em relação ao funcionamento, podemos destacar a sua forma mais habitual, que consiste no reconhecimento de um símbolo conhecido pelo termo “marcador”.
Ele, por sua vez, será captado e processado pela câmera de um dispositivo para, então, ser transformado em um objeto virtual, que será “transportado” ao ambiente físico com base na posição do marcador. Simples assim.
Visto o que é e como funciona, agora você deve estar se perguntando como a realidade aumentada pode contribuir para as vendas online, certo? Pois bem, a primeira observação a fazer é que ela pode ser aplicada para diversos fins.
Em resumo, suas possibilidades visam a dar acesso a amostras e testes gratuitos, permitindo a personalização do atendimento, de modo a aproximá-lo da experiência de compra no varejo físico.
Para facilitar o seu entendimento, considere os seguintes exemplos:
Enfim, com a realidade aumentada, você estaria proporcionando ao seu público as vantagens que somente as compras presenciais possibilitam, ou melhor, que somente elas possibilitavam.
No setor de moda e vestuário, a desculpa de não comprar na internet devido à falta de oportunidade para provar as roupas pode ser minimizada, já que essa tecnologia poderá funcionar como uma espécie de “provador virtual”.
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar que a realidade aumentada deixará de ser apenas uma tendência para se tornar uma obrigatoriedade para todo e qualquer e-commerce que deseje se destacar nas vendas online: isso ocorrerá antes do que você imagina.
De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, maior empresa de pesquisas e consultoria do mundo, a previsão é de que a realidade aumentada redesenhará as transações no comércio eletrônico logo em breve, alcançado cerca de 100 milhões de consumidores até 2020.
O que você achou deste artigo sobre vendas online? Gostou? Então não deixe de conferir quais são os 4 indicadores de marketing que influenciam as decisões da sua empresa!