Tráfego é um dos fatores mais importantes para toda empresa que investe em estratégias digitais. Basicamente, podemos dividi-lo em duas vertentes, o tráfego orgânico e o tráfego pago.
O tráfego pago é todo acesso em seu site que é adquirido por meio de links patrocinados e anúncios, já o tráfego orgânico é toda visita que o seu site recebe de forma gratuita, podendo ser gerada por meio de plataformas, redes sociais e mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Basicamente, o tráfego orgânico é proveniente de um trabalho constante de SEO (sigla para Search Engine Optimization) ou seja, de otimizações em seu site para os mecanismos de busca, juntamente de uma estratégia de marketing de conteúdo bem executada.
Para auxiliar o seu entendimento, listamos abaixo os principais benefícios do tráfego orgânico para a estratégia online da sua empresa. Vamos lá?
Com as técnicas de SEO aplicadas em seu site, naturalmente você vai conquistar melhores posições nos resultados das buscas e vai ter mais visibilidade na internet, afinal de contas, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas todos os meses somente no Google.
Com base nisso, estar bem posicionado nos resultados vai gerar mais tráfego orgânico em seu site e mais pessoas conectadas com a sua marca.
Ao conquistar melhores posições nos resultados dos buscadores, o público vai passar a perceber a sua empresa como uma autoridade em seu nicho de atuação. Esse é um benefício incrível, mas, obviamente, não basta estar bem posicionado: você também vai precisar produzir conteúdos atrativos e relevantes para ajudar e gerar relacionamento com seus possíveis clientes.
Com o aumento do tráfego orgânico em seu site, você vai ter a oportunidade de aproveitar as visitas para gerar mais leads qualificadas para o seu negócio, pois são pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo, e você ainda não vai precisar pagar por isso.
Com a captação de novos leads, você vai poder se relacionar e se aproximar dessas pessoas via e-mail, gerar valor por meio de seus conteúdos exclusivos, eliminar todas as objeções dos seus prospects e, em um determinado momento, oferecer seus produtos e serviços.
É importante inserir de forma estratégica e organizada os campos para o cadastro dos visitantes, seja em seu blog corporativo, no rodapé, em pop-ups, páginas de captura ou em outros pontos do site.
O crescimento do tráfego orgânico também possibilita que você trabalhe constantemente para melhorar as conversões em seu site, seja na aquisição de leads, pedidos de orçamento ou, dependendo do negócio, em vendas diretas.
Quanto mais pessoas acessarem seu site, melhor para testar novas possibilidades, mensurar os resultados e fazer os ajustes necessários para melhorar sua estratégia.
Investir em aquisição de tráfego é relevante para a sua estratégia online, mas, a médio e longo prazo, o tráfego orgânico pode trazer resultados incríveis para o seu negócio.
Agora que você conheceu alguns benefícios e entendeu a importância do tráfego orgânico para o seu negócio, aproveite para aprender como funciona uma boa estratégia de marketing de conteúdo!