fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Enquanto seu site tiver esses 3 problemas, suas conversões nunca irão subir!

Enquanto seu site tiver esses 3 problemas, suas conversões nunca irão subir!

marketing |
9 de junho de 2025
Enquanto seu site tiver esses 3 problemas, suas conversões nunca irão subir! 0 Comentários
Por: Mariana Marques

Uma coisa é fato: o que faz uma empresa sobreviver é vendas! Se você não está vendendo, o seu negócio está correndo um sério risco. Porém, é como aquele velho ditado “quem quer rir, tem que fazer rir”.

Beleza, você já entendeu isso, investiu uma grana em marketing, na arquitetura do seu site, e bingo: o tráfego para sua página está nas alturas! Mas, ao olhar para os dados, eles te contam uma triste história: apesar desse grande fluxo, as conversões permanecem lá embaixo…

Muita gente pode atrelar isso às questões relacionadas ao público alvo, que você não está realmente atraindo visitantes que desejam comprar seu produto, que esse tráfego vem de bots, cliques fraudulentos, ou até mesmo que a forma como você anuncia seus produtos está criando expectativas que seu site não consegue cumprir. 

Sim, esse pode ser o caso. Mas se for o seu, corrija esses erros de principiantes o mais rápido possível! Porque nosso papo hoje é um pouco mais profundo, pois vamos te contar quais são os 3 problemas invisíveis que podem estar acabando com as suas conversões. É só seguir a leitura. 

Problema 1: Estética ruim

Sim, embalagem importa e muito! Afinal, ela é o primeiro contato que se tem com a marca, que fisga quem está passando por ali. Mas o que seria considerado ruim? 

  • Site com aparência muito antiga (sabe aquela carinha de começo da internet?)
  • Falta de estrutura lógica e intuitiva
  • Excesso de informações / poluição visual 
  • Erros ortográficos
  • Site que demora para carregar
  • Imagens desproporcionais 
  • Descrições de produtos, textos de vendas e informações gerais nada convincentes e/ou repetitivos (o famoso Keyword Stuffing)

Se qualquer um desses pontos estiverem desalinhados, a conversão vai ser impactada e muito! Porque, já no primeiro contato, o visitante nem será retido. Lembre-se: primeiro fisga-se pela estética, depois pela facilidade de usar (que é o nosso problema 2!). 

 

Problema 2: É muito difícil de usar 

A realidade é que você tem apenas segundos para conquistar aquele visitante. Então, se ele entrou no seu site e ficou completamente perdido, já não encontrou logo de cara o que precisava, você perdeu! 

Quanto mais você facilitar a vida dos seus clientes, melhor pra você também. Pense que ninguém tem tempo sobrando para ficar caçando as coisas que lhe interessam. 

Aqui, a estrutura precisa ser lógica e intuitiva, tanto para fazer com que o visitante encontre o mais rápido possível o que precisa, quanto na hora do checkout! 

Muitos passos, preencher formulários complexos, informações desnecessárias, ou necessidade de criar uma conta obrigatória podem fazer com que as pessoas abandonem o carrinho.

 

Problema 3: Não funciona no mobile

Erro rude, erro grosseiro… No mundo atual é impossível ter um site de sucesso só para desktop. O mundo é mobile! Até o famoso “jogo do tigrinho” se preocupou em ser mobile (por um motivo muito claro).

 

Mas e aí, o que fazer agora? 

Antes de mais nada, você precisa entender qual desses problemas estão te atrapalhando. Para isso, use ferramentas como o GA4 para entender o comportamento do usuário: de onde eles vêm, quais páginas visitam, onde abandonam, quanto tempo ficam no site.

Ferramentas como o Hotjar também podem ser uma boa, pois permite criar mapas de calor e gravações das sessões, mostrando exatamente onde os usuários clicam, onde rolam a página e como interagem com seu site.

Entendendo qual a raiz da baixa conversão, é possível combater mais eficazmente o problema. Afinal, como já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker, “se você não pode medir, você não pode gerenciar”. 

Sabendo onde está o seu gargalo, você vai conseguir solucionar a questão de forma mais acertada e, até mesmo, medir se a sua solução foi suficiente. 

 

Use UX/UI ao seu favor

O designer projetado com base no UX é um designer que vai levar em conta a experiência do usuário como um todo, com o objetivo de torná-la o mais amigável possível. 

Trata-se de um conjunto de fatores e elementos que estão diretamente relacionados com a interação dos clientes com a marca em qualquer canal. 

Uma outra sigla comumente associada com o UX Design é a sigla UI. Algumas pessoas podem até acreditar que são sinônimos. Porém, existe uma diferença crucial entre elas: enquanto o UX se preocupa com a experiência do usuário de um modo geral, o UI foca na parte visual da coisa. 

Logo, o UX é o projeto como um todo e o UI a parte visual do mesmo. E é por isso que ambos os termos sempre aparecem relacionados. Afinal, o segundo faz parte desse primeiro.

Só de usar essa poderosa ferramenta, você já vai eliminar os primeiros 2 problemas. Já para o último, basta seguir uma regrinha de ouro: projete primeiro para o mobile. Comece por ele e, só depois, redimensione para outros formatos. 

 

Tenha uma equipe especializada do seu lado! 

Às vezes tudo o que você precisa é delegar essa missão – que envolve todo um universo de estratégias – para quem entende do assunto e já ajudou centenas de empresas. Por isso, se esse é o seu caso, a Agência R8 está aqui para te ajudar! Entre em contato com a gente.

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque