Vivemos em uma era em que a inteligência artificial, ou IA, está se tornando uma presença cada vez mais proeminente em nossas vidas e, especialmente, em nossas rotinas de trabalho.
No mundo do marketing, essa tecnologia está se destacando intensamente, trazendo uma série de oportunidades para os profissionais da área.
Contextualizamos brevemente sobre a inteligência artificial e sua relevância no contexto atual. É por meio dos recursos avançados dessa tecnologia que o Google Analytics 4 se destaca como um projeto poderoso, capaz de fornecer insights profundos sobre o comportamento do usuário. Hoje vamos abordar esse assunto em nossa conversa. Vem conosco!
O GA4 foi lançado em outubro de 2020 como substituto do Google Analytics Universal, trazendo uma abordagem simplificada e centrada no usuário. Anteriormente, tínhamos uma visão mais focada na seção do site, tentando entender o que acontecia quando alguém acessava.
Além disso, o GA4 é uma plataforma analítica multiplataforma que promove uma maior interação entre aplicativos e sites. Falando em sites, segundo a WETechs, o Google Analytics é utilizado por 56,56% de todos os sites, representando uma significativa fatia de mercado de 86,1%.
Evolução do comportamento do usuário: com o crescente uso de aplicativos e dispositivos móveis, é crucial que os profissionais de marketing compreendam o comportamento do usuário em todas as plataformas.
Nesse sentido, o GA4 desempenha um papel fundamental ao simplificar e unificar os dados de sites e aplicativos em um único espaço, proporcionando uma visão abrangente e integrada.
Isso permite uma análise mais completa e uma compreensão aprofundada do engajamento dos usuários em diferentes canais. Faz sentido, né?
Melhorias de tecnologia: puxando o gancho para a inteligência artificial, o GA4 incorpora algoritmos de aprendizado de máquina para potencializar insights inteligentes, identificar tendências e padrões nos dados.
Aumento das preocupações com a privacidade: ao falarmos de pessoas, é crucial considerar as regulamentações de proteção de dados, como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, em tradução), que ganharam cada vez mais importância.
Nesse contexto, o GA4 demonstra um compromisso com a privacidade e o controle dos usuários em relação à coleta e ao uso de dados de sites e aplicativos.
Privacidade é o foco do GA4.
Simplificação do rastreamento de eventos: anteriormente, o Analytics apresentava uma estrutura de rastreamento complexa e menos flexível. No entanto, com a tecnologia do GA4, foi introduzida uma estrutura que simplifica a configuração e a personalização do rastreamento de eventos.
São muitas as mudanças, por isso, com base no quadro feito por Renan Caixeiro, Co-fundador do Reportei, parceiro nosso, fica mais evidente as diferenças entre antes e agora.
Característica | Google Analytics 4 (GA4) | Universal Analytics |
Abordagem | Centrada no usuário | Centrada na seção |
Estrutura | Conta, propriedade e fluxo de dados | Conta, propriedade e vista |
Aprendizado de máquina | Incorporado para fornecer insights inteligentes | Menos ênfase |
Rastreamento de usuários | ID do usuário e engajamento | ID do cliente |
Relatórios | Relatórios mais flexíveis e personalizados | Relatório mais rígidos |
Foco na privacidade | Projetado com ênfase na privacidade | Menos recursos de privacidade |
Como você está se preparando para o fim da GA Universal, e a transição para o GA4 (Google Analytics 4)?
Ao nos questionarmos sobre isso, já podemos vislumbrar como essas adaptações, que buscam acompanhar as mudanças tecnológicas e atender às necessidades dos usuários, são consideradas para proporcionar funcionalidades e recursos aprimorados, bem como inteligência de alto valor.
Para se preparar adequadamente para o fim do GA Universal, é recomendado seguir as seguintes etapas:
Atenção: A partir de 1 de julho de 2023, não será mais possível a coleta de dados por meio do Analytics Universal, àquele antigo. Portanto, para não perder os seus dados, é imprescindível a migração até a data.
É inevitável escapar da magnitude da mudança que o GA4 representa na forma como medimos a experiência do usuário. A dica é: estude ao máximo sobre a ferramenta, os novos tipos de relatórios e a experiência do cliente no seu site.
Fonte: Tudo que você precisa saber sobre Google Analytics 4 – RD Station | WebJump