Abrir seu próprio negócio é sempre um grande desafio para qualquer empreendedor no mundo inteiro. Muitas pessoas se concentram apenas na ideia e acabam por esquecer o principal: elaborar um planejamento estratégico e financeiro.
Pesquisas do Sebrae mostram que a cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano. Por isso, os cuidados dos empreendedores iniciantes devem ser redobrados.
Para ajudar quem está começando a empreender, listamos algumas dicas para quem quer evitar os erros mais comuns ao abrir um negócio:
Essa atitude, mesmo em um estágio inicial do negócio, pode economizar um bom tempo e muito dinheiro. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto e compartilhe o que pensa com outros empreendedores, principalmente com aqueles que já tiveram alguma experiência semelhante.
A falta de planejamento é uma das principais causas de falência das empresas. Os erros são comuns, mas o importante é que as falhas sejam encaradas como um aprendizado. O ideal é testar e validar seu negócio o mais rapidamente possível. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em pouco tempo, o prejuízo é menor.
Quanto mais você conhece de seus clientes e do público-alvo, maior será a probabilidade de você ter sucesso. Tendo em vista que não basta apenas ter informações do tamanho do seu público-alvo e de sua preferência. Também é importante entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir.
Ter experiência no ramo de atuação é importante, mas não é tudo. Boa parte dos empreendedores iniciantes acredita que é possível administrar uma empresa com o conhecimento adquirido em uma graduação específica. Essa postura costuma a ser inadequada. Sem conhecimento em administração, o empresário corre o risco de ver o negócio afundar.