Sendo uma das atividades do marketing digital que proporciona um maior relacionamento direto com seu público e, consequentemente conversões, o e-mail marketing deve ser usado com muita cautela e planejamento. Para assim, alcançar o sucesso de suas campanhas.
Separamos uma série de dicas que te ajudarão na elaboração de suas campanhas de e-mail marketing. Dicas muito eficientes que, mesmo algumas sendo consideradas básicas, faz toda diferença no resultado final. Segue as dicas abaixo:
1 – Não compre listas de e-mails:
Não vai adiantar você ter uma lista de 500 mil e-mails em mãos, se esses e-mails tendem a não serem qualificados o suficiente para se interessarem por seus produtos ou serviços. Essas listas que são comercializadas por diversos sites, são consideradas base de destinatários suja, o que só trará prejuízos para o seu negócio. Motivos não faltam para se evitar a compra de listas de e-mails, como:
– Mensagens não autorizadas é uma interrupção que sempre é mal vista;
– Suas mensagens serão identificadas e marcadas como SPAM;
– Sua empresa pode ser classificada como Spammer e ter sua imagem suja nas redes sociais (que será onde os usuários irão falar de sua marca).
2 – Segmente seus disparos:
A segmentação é imprescindível para a qualidade em seus disparos, aumentando a precisão de suas mensagens ao selecionar seu público-alvo, o que vai garantir mensagens ideais para eles. Você precisa focar no perfil e comportamento de seu público-alvo e usar essas informações para as suas campanhas de e-mail marketing. A segmentação será feita na definição de suas Personas:
– Gênero e Idade;
– Cargos e Empresas;
– Áreas de atuação;
– Tamanho da empresa;
– Condições financeiras.
3 – Saiba utilizar as imagens:
Enviar e-mails utilizando apenas uma imagem é um erro bastante comum. Muitos dos serviços de e-mails bloqueiam e-mails que usam apenas imagens, o que irá diminuir a eficiência de seus disparos. Você poderá tomar certos cuidados, como:
– Usar a tag alt nas imagens (textos que descrevem as imagens);
– Construir e-mails em formato HTML;
– Usar links nas imagens (caso elas não serem exibidas, ainda poderá ser clicadas);
– Evite imagens muito pesadas (lembre-se que a velocidade de internet varia de usuário para usuário).
4 – Evite mandar SPAM:
Várias características no e-mail podem indicar que ele é SPAM, como e-mails escritos com cor vermelhar, por exemplo. Você pode seguir nossas dicas para evitar que isso aconteça:
– Não ultrapasse o limite de 50 caracteres no assunto do e-mail;
– Não escreve tudo em caixa alta;
– Saber usar termos como: promoção, clique aqui, grátis, free, créditos, etc;
– Não exagerar nos acentos gráficos (???, !!!).
5 – Frequência ideal de envios:
Uma parte importante na gestão de e-mail marketing é a frequência do envio dos e-mails para o engajamento com sua lista. Muito excesso de e-mails tende a incomodar os destinatários, o que levará ou descadastramento da lista ou marcar como SPAM.
Antes de começar a enviar e-mails para a sua lista, você deverá ter em mente quais são os seus objetivos de campanha para a sua empresa. Vale a pena pensar no conteúdo, e se sua página está preparada para a geração de Leads ou conversão. Tudo faz parte do processo para os seus resultados serem ainda melhores e maiores.