O e-mail marketing é uma gestão que utiliza o e-mail como ferramenta de marketing direto, sempre buscando respeitar normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e também análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas. O e-mail marketing busca impactar os seus destinatários que conteúdos altamente relevantes.
Seguindo todos os princípios éticos inerentes, o e-mail marketing servirá na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico do público receptor, bem como em campanhas de fidelização, inquéritos de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.
O e-mail marketing tem, como principal ferramenta a newsletter, que é um boletim periódico enviado para seus clientes ou visitantes através do email. A newsletter busca sempre informar o usuário, não mandando mensagens puramente comerciais. Sendo uma forma de manter o nome da empresa na mente do cliente.
1) Divulgar promoções: muitas das lojas físicas são optar por mídias mais comuns, como panfletagem, porém, o email marketing acaba sendo mais barato e eficaz pelo fato de não depender da localização geográfica do consumidor e nem de impressão de papeis.
2) Mesmo um cliente já tido feito uma compra em seu e-commerce, ao saber de uma nova promoção relevante para eles, as chances de que ele volte a comprar são grandes.
3) Custo baixo: o marketing digital como um todo tem entre as suas vantagens o custo baixo, sendo o e-mail marketing um dos mais baratos e eficazes. Diferentemente dos anúncios em mídias tradicionais, como revistas, TV e rádio que costumam ser bastante caras, diminuindo o ROI do empresário.
4) Fidelidade de clientes: o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para a fidelização de clientes, pois serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e os consumidores. Quando enviadas numa periodicidade estratégica, as mensagens geram empatia, reforçam as especialidades da loja e geram necessidade de compra.
Aumento de acessos: essa proximidade com sua base de e-mail através de conteúdos relevantes atrairá cada vez mais o pessoal para seu site, o que converterá em mais vendas. Por isso que o envio de e-mails informativos é de grande valia.
5) Mensuração de resultados: as ferramentas de e-mail marketing não servem apenas para a segmentação dos públicos por fatores como região, idade, sexo, escolaridade, etc, mas também como forma de acompanhar toda a movimentação dos seus contatos dentro do seu e-commerce. Como o número de cliques, o interesse das pessoas por determinados produtos, taxa de abertura, taxa de pedido de descadastramento e quaisquer outros dados que demonstra a experiência dos usuários com seus e-mails e site.