Se tem algo que a pandemia ajudou a consolidar, com toda certeza foi o e-commerce! Por conta do isolamento, a maioria das pessoas não saía de casa e, consequentemente, não podiam ir até às lojas físicas.
Inclusive, foi nesse momento que muitos desses estabelecimentos voltaram a atenção para essa modalidade de comércio. Afinal, era isso ou fechar as portas.
Porém, antes mesmo de todo esse cenário, as compras online já eram tendência no Brasil. Inclusive, já em 2019, o faturamento do e-commerce por aqui foi de R$75,1 bilhões!
Muita grana, não é mesmo!? E se você está pensando em fazer parte dessa realidade, esse artigo foi feito especialmente para você! Ah, e fica até o final que a gente tem um super bônus para você!
A capacidade de fazer um e-commerce ser bem executado consiste primeiramente em seguir um mecanismo básico de funcionamento. Primeiro colocar um produto em exibição, depois apresentar a forma de pagamento e a finalmente começar a realizar as entregas.
Isso faz parecer muito com o que acontece numa loja física, mas as semelhanças param por aí, pois o método de apresentação e resolução é efetuado tudo virtualmente.
Ou seja, os produtos ficam expostos em páginas por meio de fotos e vídeos onde as especificações do mesmo aparecem. Aí para se efetuar a compra é preciso realizar um cadastro no qual se deve informar informações básicas do cliente (Nome, CPF, Endereço). Por fim, o pagamento é feito via online, seja por cartões (crédito ou débito), boleto ou PIX, no caso do Brasil.
Conforme observado, o e-commerce seria na prática como uma loja virtual, onde toda a negociação e transação financeira são feitas via dispositivos e plataformas eletrônicas.
Conforme já mencionado no início deste artigo, a prática de fazer compras online cresceu vertiginosamente no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Retail X, o segmento E Commerce no país é o que mais cresce na América Latina em 2022, com 26,8% de vendas ao todo.
Ou seja, uma das principais vantagens de se ter um e-commerce atualmente é aproveitar esse momento em que muitos estão optando nessa modalidade.
É importante citar que quando falamos de ter um e-commerce se dá na facilidade de produzir anúncios e campanhas de seus produtos. Assim é possível ter uma economia de gastos maior do que uma loja física.
Esse fator se junta com outro benefício que o e-commerce oferece aos consumidores. É a oportunidade de monitorar e acompanhar os potenciais clientes, para saber melhor o que seu cliente deseja.
Por fim (e não menos importante) o comércio virtual tem como característica principal a possibilidade de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Assim deixando o cliente ter mais flexibilidade e autonomia em realizar as suas compras sem aquela preocupação de não conseguir aquilo que deseja devido ao conflito de agenda.
Para quem está pensando em criar uma loja virtual, precisa ter em mente que existem elementos para que o seu negócio tenha êxito.
Não importa se o que você pretende vender é bom ou útil. Se ele não mostrar qual é o objetivo que a sua marca quer chegar, sem propósito estabelecido, ela não prospera.
É necessário também saber como funcionam as plataformas de mecanismo de busca (SEO) para que o seu negócio tenha visibilidade. Saiba escolher palavras – chave e tendências que façam sua marca aparecer.
Lembre-se que, se em uma loja física é precioso dar uma experiência satisfatória ao cliente, em vendas virtuais ocorre a mesma coisa. Ter um acesso fácil, com clareza no que se oferece e mostrar segurança nas transações são a espinha dorsal para atrair seus clientes.
Já que tocamos no assunto de atrair os clientes, é muito importante também sermos bem francos com os mesmos. Falar sobre imprevistos, taxas de entregas, reembolsos, bem como políticas de privacidade e canal de dúvidas são fundamentais.
Por fim, é fundamental promover o seu e-commerce nas redes sociais. Em um país onde 79,9% da população consome redes sociais, seu e-commerce terá mais engajamento com o produto se colocar os mesmos, trazendo mais clientes que estão nessas redes.
Para conseguir ter destaque em seu negócio no e-commerce, o principal é conhecer muito bem para quem você vai vender o seu produto. Uma boa pesquisa para buscar informações como idade, gênero, classe social, hábitos de consumo pode ajudar a saber o que seu cliente deseja.
Além disso, é essencial que se concentre em saber qual é o seu nicho de mercado, ou seja, aquele grupo específico de pessoas que você pretende alcançar. Aí, nesse sentido, é possível atender a um público restrito que possibilita a diminuir a concorrência.
Agora que você já viu vários aspectos fundamentais para se ter um e-commerce, a pergunta que fica é: como devo fazer para iniciar uma loja virtual?
Um aspecto que não podemos deixar de lado é no que se refere ao planejamento de estratégias bem sucedidas de marketing para ajudar na divulgação da loja virtual.
A importância disso está no fato de que com um plano de marketing a chance do seu negócio ter destaque nos meios virtuais é maior e a visibilidade vai acontecer.
Muito mais importante também está na escolha da plataforma de e-commerce onde você pretende colocar a sua loja digital. Se ela não for de qualidade profissional, todo o seu projeto de se incluir nesse meio vai por água abaixo.
Nesse aspecto, a Tray há 19 anos é uma das plataformas de e-commerce que mais oferece suporte para quem está começando no e-commerce. Desde suporte de como montar o seu negócio virtual até personalizações que vão dar uma cara ao seu projeto, principalmente para quem está começando.
Mais do que isso, a Tray oferece várias soluções que vão fazer sua loja virtual ter destaque e identidade única, não importa o segmento que o seu negócio está empreendendo. A plataforma atende a diversos segmentos de vendas, independentemente do tamanho da empresa.
Muito mais que isso, caso você já tenha uma loja virtual, é possível fazer a migração para a Tray e desfrutar dos benefícios que a plataforma oferece, como estabilidade de site, diversidade de soluções, frete facilitado, checkout que realmente converte.
Agora se você que está lendo esse artigo não tem ainda um empreendimento, mas ainda não tem um e-commerce para chamar de seu, a sua chance vai mudar agora!
Lembra do bônus que falamos lá no início do artigo? Então, graças a uma parceria que temos com a Traycommerce, eles estão oferecendo condição especial para quem quer ter o seu primeiro e-commerce.
A plataforma dará 50% de desconto na mensalidade durante os 3 primeiros meses. Aí você me pergunta: como eu vou fazer para conseguir esse benefício? Simples, basta entrar neste link e você já vai direto para o benefício.
A propósito, se ainda quer saber como funciona o trabalho da Tray no que se trata de plataforma de e-commerce, assista a esse vídeo e depois me diga se não vai ser um ótimo negócio tem a sua loja como uma Tray commerce, ok?!