Para você está começando as atividades do seu e-commerce, saiba que um dos maiores desafios é conquistar a confiança do consumidor para que sua loja venda. Ser reconhecido e ter sua marca consolidada leva um certo tempo, então como conquistar a confiança do cliente?
A aparência do seu e-commerce tem um aspecto primordial para adquirir a confiança dos clientes. Utilize imagens de boa qualidade e a descrição correta dos produtos. Invista em um layout diferenciado, com fácil navegação, design responsivo e evite pop-ups aparecendo o tempo todo. Utilize imagens de boa qualidade e a descrição correta dos produtos.
Antes de começar a vender, defina seu público-alvo e crie personas. Assim, será mais fácil definir e desenvolver uma linguagem para conversar com seu público e conquistar a confiança dele.
Conte a história de sua loja, seu objetivo, mostre que ela é feita de pessoas reais, mesmo que você esteja sozinho nessa empreitada. Deixe visível o seu CNPJ, telefone e endereço e mostre a idoneidade de sua empresa e que ela pode ser localizada e contactada em caso de problemas.
Aposte nas redes sociais e blogs, afinal seu cliente utiliza essas ferramentas para pesquisar sobre aquilo que deseja comprar e para conhecer a reputação da empresa. Não fique preso às descrições de produto, eduque o cliente mostrando dicas ou algo inovador. Assim, ele ficará estimulado a visitar mais vezes o seu site e a interagir com sua marca.
Deixe seu cliente a vontade para avaliar o produto e o processo de compra. Isso ajuda outras pessoas a ficarem informadas e conhecerem a experiência de compra em sua loja. Para comentários e avaliações negativas, sempre dê uma resposta. Afinal, você vai estar respondendo ao cliente que comprou e a todos os interessados em comprar em seu e-commerce.
Além dos canais para comentários e avaliações, invista em atendimento via e-mail, chat, telefônico e na agilidade nas respostas. Tudo isso contribui para a confiança dos consumidores.
Informe ao consumidor que seu site possui política de privacidade e segurança e que possui certificações para garantir a segurança das informações fornecidas na página. Oferecer garantia de segurança na hora da venda é extremamente importante para que a compra seja finalizada.
Além dos certificados de segurança como sistemas de criptografia, antifraude e selos de qualidade, utilize formas de pagamento conhecidas. Quanto mais segurança sua página oferecer, maior a confiança seus clientes terão.
Deixe claro o prazo para a entrega dos produtos e o serviço utilizado para que eles sejam entregues. Seu cliente vai contar que a encomenda chegue dentro do prazo estipulado e atrasos influenciam negativamente na imagem da sua loja.
Estabeleça critérios para as trocas e devoluções, que esteja em conformidade com o Código de Defesa do consumidor, e informe aos clientes.
Ganhar a confiança do consumidor depende de várias medidas que devem ser tomadas para que a compra aconteça. Então, simplifique a venda e conquiste a confiança do seu consumidor.