A otimização de um site é um dos principais critérios no desenvolvimento de sites, tendo em vista que os elementos visuais dentro de uma página na web são um dos principais fatores para o sucesso de um site. Um site com uma boa aparência e uma estrutura adequada para ele, terá uma série de benefícios para seu site através da experiência que o usuário terá nela, o que resultará em um tempo médio maior, uma taxa de rejeição menor, mais páginas visualizadas, etc., resultando em mais vendas. Técnicas essas para uma boa otimização, apresentaremos a seguir:
O profissional especializado na arquitetura da informação de um site, será responsável por estudar o comportamento do usuário em qualquer página na web, o que ajudará para a execução do wireframe, que determinará o posicionamento e a organização das informações contidos em um site. Muitas ferramentas ajudam este profissional no desenho do wireframe, como: iPlotz, MockingBird, Cacoo, dentre outros.
O desenho do wireframes compreende diversos pilares a serem seguidos, tais como: usabilidade (que busca facilitar o uso do site para o visitante), navegabilidade (uma forma de organizar as informações para garantir ao usuário navegar de forma mais intuitiva), acessibilidade (adaptar todas as informações de forma coesa a fim de que pessoas mais idosas e pessoas com deficiências consigam compreender e navegar no site) e público alvo (cada wireframe desenhado também deve levar em consideração o público alvo para qual o site será construído).
Após o desenho completo do wireframe, está na hora de executar o layout do site, sempre com o objetivo de torna-lo bonito e de fácil navegação, com o mínimo possível de elementos que possam dificultar a visualização do site pelo usuário. Elementos esses que ajudarão na performance do site.
Um dos fatores que elevam o tempo de carregamos de uma página (e que deve ser levado em consideração na hora que fazer o layout), é o tamanho das imagens em kb. Por isso, quanto menos imagens utilizadas, menor o tempo de carregamento proveniente das mesmas. Uma pesquisa citada pela BaseKit mostra que 57% de consumidores abandonam o website após esperar 3 segundos para carregar uma página, e que 80% dessas pessoas não retornam a visitá-lo.