Com o grande número de e-commerces em atuação nos tempos de hoje, a escolha de um consumidor por qual loja virtual entrar e comprar vai muito além do preço, frete, promoção, etc., hoje em dia, ter um e-commerce com um layout limpo e de fácil navegação é de extrema importância para ter um diferencial competitivo frente a grande concorrência em, praticamente todos os setores.
No momento da navegação em uma loja virtual, os consumidores esperam ver fotos grandes e nítidas que mostrem os produtos em detalhes e buscam por informações relevantes para auxiliar na decisão de compra. O novo consumidor busca por itens que facilitam sua vida na hora da navegação, algo que não o faça perder tempo procurando em milhares de categorias e páginas.
E pensando elemento tão importante no desenvolvimento de e-commerce que você deve se preocupar em como sua loja virtual se apresenta para seu público-alvo, tendo a certeza que ele encontrará uma navegabilidade intuitiva e páginas de produtos bem feitas. Tudo para complementar as diversas opções de pagamento e check-out descomplicado que esperamos que o seu e-commerce já ofereça.
A experiência do usuário (UX Design) nunca foi tão debatida entre empreendedores de todo o mundo. Por isso, a Agência R8 te mostrará algumas tendências do design no desenvolvimento de e-commerce e que irá te ajudar a ter mais eficácia através de elementos bem projetas no layout de sua loja virtual.
Com o aumento do número de usuários de smarthphones no Brasil, os empreendedores viram que é mais que fundamental adaptar o layout de suas lojas virtuais para a resolução de qualquer tela e sem afetar a qualidade da navegação de seus usuários. É uma questão de sobrevivência de qualquer site ser responsivos para os diferentes tamanhos de telas.
Não devemos pensar que layouts responsivos só servem para as telinhas de celulares e tablets, é fundamental pensarmos nas grandes telas de televisões, videogames, dentre outros. Pois, são uma tendência atual de termos acesso a internet nestes aparelhos com mais de 1,920 pixels de resolução.
As imagens sempre foram o ponto crucial para ajudar nas vendas de qualquer loja virtual e ainda continuam ganhando espaço, agora com a tendência de serem apresentadas cada vez maiores.
O novo consumidor virtual busca nas imagens todos os detalhes daquele produto. Eles querem estar certos de que não terão nenhuma surpresa quando receberem a mercadoria. As fotos são ainda capazes de fornecer informações que, muitas vezes, não foram citadas na descrição do item.
Você oferecer a possibilidade de zoom na imagem do produto e imagens detalhando o produto é vários ângulos (rotação de 360 graus), aumentará as chances de um usuário escolher seu produto. Esta tendência é relacionada ao uso de imagens grandes em todo o e-commerce, e não apenas nas páginas de produtos como estamos acostumados a ver.
Os empreendedores que perceberam há muito tempo que vídeos e as opiniões de seus clientes são duas poderosas estratégias para conseguir mais conversões. E a grande aposta no mundo dos vídeos, são produtos mostrados como eles funcionam na “vida real”, sendo uma forma de “humanizar” mais a apresentação de produtos. Assim como os reviews feitos por outros consumidores também estão ficando mais completos. As lojas virtuais estão oferecendo mais informações sobre quem escreveu aquela opinião, por exemplo, idade e localização. E ainda fornecendo palavras-chave que ajudem a definir o item.
Tudo isso solucionar todas as possíveis dúvidas dos clientes que o impedem de comprar, o melhor é que essas avaliações são feitas por pessoas que já compraram o produto e possuem uma experiência para compartilhar, isso as tornam confiáveis por outros usuários.
Outra tendência que deve ganhar espaço em sites de e-commerce são os menus escondidos. Não sabe o que isso significa? Pense na página inicial de pesquisa do Google, você encontra a barra de pesquisa e lá no topo, perto do botão de login você encontrará um desenho de quadradinhos, ao clicar nele é aberto uma janela com as opções de aplicativos como o Google +, YouTube e Drive.
Esse é o conceito de menu escondido que já pode ser bastante encontrado principalmente em versões de sites para mobile, mas que também pode ser útil para a versão desktop, pois ajuda a deixar o layout mais limpo e moderno.
Embora seja uma tendência, vale lembrar que nem tudo funciona para todos os segmentos, por isso, nunca deixe de testar e descobrir o que os seus e-consumidores preferem.