fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Desenvolvimento de e-commerce: saiba como escolher um domínio ideal

Desenvolvimento de e-commerce: saiba como escolher um domínio ideal

marketing |
25 de setembro de 2015
0 Comentários
Por: Rafael Rangel

Saiba como escolher um domínio ideal para o seu e-commerce.

desenvolvimento-de-e-commerce-saiba-como-escolher-um-dominio-ideal
 

Hoje em dia, conseguir manter um e-commerce é um grande desafio para um empreendedor. Este segmento oferece bastantes obstáculos que precisam ser superados um por um e, só assim, os resultados começarão a acontecer.

Todo mundo tem seu lado empreendedor, e ele aparece no primeiro momento em que nasce uma ótima ideia. Por exemplo, um jovem pode identificar que não há nenhum e-commerce que vende patinetes em sua cidade, logo, é uma ótima oportunidade para ele começar a tocar os negócios. Mas é bom saber que para empreender, é preciso ter coragem, muita responsabilidade, ter bastante vontade de aprender e muita dedicação.

Após a criação do e-commerce, o empreendedor precisa escolher a plataforma para suportar a sua loja online. Montar o site. Organizar o formato das negociações. Tudo isso é baseado em uma escolha criteriosa, o que precisa de tempo, paciência e dinheiro.

Porém, uma escolha, que muitas vezes não é dada a sua devida importância, é o Registro de domínio. Saiba que o nome da loja não precisa ser, necessariamente, o mesmo nome utilizado na URL para acessar a página.

Escolha criteriosa do domínio:

O domínio de seu e-commerce é o endereço. Podemos pensar nas seguintes situações: se eu tenho que decorar dois endereços de dois amigos meu, sendo que um mora na Rua Cruzeiro e o outro na Rua Karabichevski Montrez, qual desses dois endereços eu irei lembrar com mais facilidade?

Do mesmo jeito deve ser pensando o domínio para sua loja virtual. O tempo que um usuário leva para aprender um nome fácil, é menor do que o tempo pra aprender um nome complicado, evidentemente.

Domínio para o ranqueamento no Google:

Mesmo sendo o contrário que muitos profissionais de SEO dizem, o domínio ainda pode ser dado como um fator que influencia no posicionamento de seu e-commerce no Google. Além dos elementos internos do site (palavras chave, links, títulos, etc), o tempo de registro do domínio, as palavras-chave que são registradas no próprio domínio e a extensão do site (.com ou .br, por exemplo) ainda são utilizadas no pelo Google ao analisar a relevância de um site.

Um SEO que busca o crescimento de um site de e-commerce deve estar atento a estes indicadores, podendo melhorar a divulgação da marca da loja virtual, aumentar o número de acessos e sedimentar o comércio de forma que o cliente sempre o lembre no momento da compra como a mais óbvia opção de mercado.

Dicas para escolher um domínio relevante:

1 – Nome deve ser fácil: registre seu domínio com um nome curto e simples. Prefira um nome que reflita o seu negócio e seja fácil do consumidor lembrar dele, assim como pronunciar. Se o negócio dos patinetes é de família, e a família se chama Vangosvisk, um domínio vangosvisk.com seria um péssimo negócio. O melhor seria escolher algo como lojadepatinetes.com, ou meupatinete.com, e por aí vai.

2 – Evite números e hifens: o problema de se utilizar números em seu domínio, é que eles são confundidos na hora da transferência oral da informação. Muitas vezes o usuário não saberá se o número que está presente no domínio é algarismo ou por extenso. Assim como os hifens que acabam sendo confundidos com under-line.

3 – Palavras-chave no domínio: como falamos anteriormente, o domínio bem escolhido ajuda no ranqueamento de seu site no Google, por isso, ter em seu domínio um termo referente ao seu segmento ou produto, ajuda a ficar bem posicionado assim que o usuário pesquisar no Google o termo escolhido.

No caso de seu e-commerce crescer bem, compre domínios com nomes semelhantes ao seu, ou com os erros de grafias mais comuns. Isso evita que aproveitadores se associem a seu sucesso e que os usuários sejam direcionados para sua página mesmo quando cometerem alguns erros.

categorias +

Posts em destaque