Profissionais de marketing e desenvolvedores de e-commerce estão cada vez mais dando importância à experiência do usuário, tão conhecida como UX (User Experience), o que vem ganhando mais força em diversos projetos de várias naturezas no mundo do empreendedorismo. Já está mais que comprovado que os consumidores buscam várias formas de se relacionar com as marcas hoje em dia.
A experiência do usuário é a arte que visa trazer o usuário para o centro do projeto que o empreendedor desenvolve de forma a conciliar seus anseios, necessidades e satisfação perante os objetivos que o empreendedor pretende atingir. Esse método é uma mistura de engenharia e design que busca criar sistemas que funcionem melhor para o público-alvo pretendido.
Como um exemplo de que a experiência de usuário não se limita apenas no online, está o Selfie Stick, conhecido popularmente por “pau de selfie”, que virou moda no mundo todo e reflete em muitos aspectos o que o consumidor de hoje em dia está buscando com as marcas: experiência. O Selfie Stick é ideal por proporcionar experiência na hora de um show, um evento, um beijo, um salto, dentre outros. E ainda por cima, são experiências registradas que são compartilhadas.
Nos serviços de UX, serão feitos diferentes testes no seu e-commerce para poder encontrar erros de busca interna, layout, páginas de produtos, carrinho de compras, SEO, código fonte, carregamento, etc. O processo de UX não tem a interação apenas de emitir selos de certificação ou mostrar a utilização dos serviços, e sim buscar proporcionar uma experiência de compra assertiva e satisfatória para os usuários de um e-commerce.
O objetivo do User Experience é atender as necessidades e desejos específicos dos usuários, sem confusão ou incômodo. Passando depois para uma maior simplicidade e elegância na produção de produtos que criem desejo e são fáceis de usar. A verdadeira experiência do usuário vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem querer, ou fornecer recursos da lista de verificação.
O trabalho do User Experience ajuda a compreender melhor os modelos mentais de seus usuários em seu e-commerce. O que facilita na projeção de produtos e serviços que combinem perfeitamente com estes usuários para atender com eficácia as suas necessidades.
Ao entender os modelos mentais dos usuários, as pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto tendem a obter ideias preciosas que estimulam a inovação. Necessidades que nunca vieram à tona podem se mostrar mais claras.
Muitos empreendedores confundem User Experience com usabilidade, por isso devemos deixar clara a distinção entre ambos. A usabilidade é um atributo da Interface do Usuário relacionado a qualidade, referindo-se ao fato do sistema ser fácil de aprender, eficiente de usar, agradável e assim por diante. No total, UX é um conceito ainda mais amplo. UX vai muito além de um design bem organizado e de fácil aprendizado de suas funcionalidades.
É fundamental que todo empreendedor tenha em mente que a experiência do usuário em seu e-commerce promoverá um maior envolvimento e engajamento com os seus clientes e público-alvo, tornando a finalização da compra mais fácil, rápida e satisfatória. E vale lembrar que o experiência que os usuários terão com sua marca, deve começar bem antes de sua loja virtual, deve começar nas redes sociais, nas promoções de marketing, nos anúncios de Facebook Ads, nas campanhas de e-mail marketing etc.
Mais de 80% dos internautas acabam abandonando a compra nos momentos finais, devido, principalmente a problemas de usabilidade ou por informações truncadas no carrinho.
Você deverá simplificar e sinalizar o passo a passo que deve ser seguido pelo cliente para se concretizar uma compra, além de evitar usar muitos botões e ícones que confundam o usuário. O empreendedor também deve facilitar o cadastro e o pagamento por cartões de crédito e outras formas de transações online, destacar as informações mais importantes e caprichar na identidade visual do e-commerce: intuitiva e agradável.