fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Desenvolvimento de aplicativos: quais são as etapas até a entrega?

Desenvolvimento de aplicativos: quais são as etapas até a entrega?

marketing |
6 de dezembro de 2018
Desenvolvimento de aplicativos: quais são as etapas até a entrega? 0 Comentários
Por: Agência R8

Você sabe quais são as principais etapas para o desenvolvimento de aplicativos? Estamos em um contexto em que as pessoas estão usando cada vez mais os seus smartphones para comprar e se relacionar com marcas. Também podemos dizer que o consumidor se tornou mais imediatista e deseja ser atendido com agilidade e comodidade.

Um dos motivos para essa evolução é a acessibilidade à internet. Mais de 116 milhões de brasileiros estão conectados, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Continuada (PnadC), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Considerando esse cenário, a implantação de aplicativos para vender e se relacionar com o cliente é uma alternativa prática, inovadora e que atende às expectativas do um público exigente e conectado.

Para ajudá-lo a entender melhor esse universo, falaremos, neste post, sobre o desenvolvimento de aplicativos e como eles serão úteis para o seu negócio. Quer saber tudo? Então, leia-o até o final!

Para que servem os aplicativos?

Para quem não sabe, aplicativos têm diversas utilidades para uma empresa. A mecânica depende do seu objetivo final. Para ficar mais claro, selecionamos algumas funcionalidades.

Canais de venda

Os aplicativos podem ser usados como canais de venda muito mais dinâmicos e práticos, além de serem cômodos e estimularem o cliente a ser fiel à sua marca. Grandes empresas, como a Magazine Luiza ou o Alibaba (Aliexpress), usam aplicativos como alternativa para quem não quer acessar o site, mas ter acesso rápido.

Os aplicativos podem, ainda, ter algoritmos que evidenciam o que pode ser de maior interesse para os clientes. Isso torna o atendimento personalizado, sem que ele precise fazer um login a cada acesso.

Atração

Se você gamificar o seu processo de compra, por exemplo, é possível atrair mais pessoas para sua marca. Ofereça algo útil ligado ao seu mercado, que incentive o consumidor a manter uma interação.

Relacionamento

Usar aplicativos para relacionar-se com os clientes por meio de campanhas de fidelização, atendimento pós-venda e suporte ao produto é um caminho inovador. Esse é um diferencial que promove mais fidelização e que aproxima a marca do seu público-alvo.

Como é o desenvolvimento de aplicativos?

É necessário entender que o processo de desenvolvimento de aplicativos requer algumas etapas.

A ideia

É preciso desenvolver bem uma ideia. Coloque em um papel qual é o seu objetivo com o aplicativo e quais são os resultados esperados. Esse primeiro planejamento faz toda a diferença na hora de montar o aplicativo.

O desenvolvimento

Dentro dessa etapa, será importante responder a um briefing que fala sobre seu mercado, sua empresa e seu público-alvo, além da ideia do aplicativo. Esse documento será entregue à equipe de programadores e desenvolvedores responsável pelo projeto.

A partir daí, esses profissionais farão uma proposta com prazos para o cumprimento. Durante esse processo, algumas reuniões para alinhamento podem ser realizadas.

A entrega

Antes da entrega final, faça testes. Envolva mais pessoas, inclusive algumas que não estejam desenvolvendo. Nesse período, é preciso conferir se o aplicativo atende ao objetivo e se apresenta itens fundamentais, como:

  • usabilidade;
  • funcionalidade;
  • estética;
  • experiência do usuário, entre outros.

A partir dos testes finalizados, será possível disponibilizar o aplicativo para o público.

Como sabemos se o aplicativo deu certo?

Quando está em um projeto desse porte, é preciso que haja uma divulgação sobre o novo recurso a ser implementado. As pessoas precisam saber da sua existência e também esperar por ela. Use o próprio site para divulgar e incentivar as pessoas a baixarem e usarem o aplicativo. Oferecer diferenciais como ofertas específicas, por exemplo, também ajuda.

Para saber se deu certo, basta fazer uma correta parametrização de análise e medir o número de downloads e acessos. Ao analisar as métricas, identifique pontos positivos e oportunidades.

Para finalizar, precisamos reforçar a importância da contratação de profissionais experientes e capacitados para executarem esse projeto. O desenvolvimento de aplicativos é algo complexo e que requer a perfeição. Quaisquer problemas de programação podem causar uma experiência ruim para o usuário.

Gostou da ideia? Então, comece a planejar um aplicativo para o seu negócio! Entre em contato conosco. Temos a solução ideal para você.

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque