CTR e CPC são métricas muito utilizadas quando vamos avaliar o sucesso de um anúncio nas redes sociais. Mas você sabe o que elas significam?! Sabe como analisar esses dados e transformá-los em KPIs?
Click Through Rate ou, Taxa de Clique é uma métrica muito utilizada para avaliar o desempenho de um anúncio, seja no Google Ads ou mídia paga das redes sociais. Isso porque o CTR calcula o número de cliques que seu anúncio recebeu em relação à quantidade de vezes que ele foi exibido.
Quanto maior o CTR de um anúncio, maiores são os benefícios para o seu negócio: desde um custo mais baixo no Google Ads até um melhor ranqueamento nas buscas orgânicas. Por meio do CTR, você consegue identificar as campanhas que são mais eficientes, que mais chamam a atenção do usuário e fazem com que ele clique no link.
O CPC (Custo por Clique) é um dos tipos de precificação de anúncios mais comum do mercado. Nesse formato, você só paga pelos cliques recebidos em suas campanhas, ou seja, as visualizações (impressões) não são incluídas na conta. Na prática, apenas os usuários que entrarem nas suas páginas — ao clicarem nos anúncios — vão ser cobrados.
Um bom CTR é essencial para quem escolhe o modelo CPC para a precificação. Afinal, quanto maior a taxa de cliques, maior a eficiência dos seus anúncios, ou seja, eles são úteis para os usuários. Consequentemente, o CPC se torna mais barato, com o buscador entendendo que o seu link oferece o que está sendo procurado.
Acompanhar o Click Through Rate é importante para que você não perca tempo e comece a investir em maneiras de elevar essa métrica o mais rapidamente possível, garantindo os melhores resultados para o seu negócio.
O Índice de Qualidade é ao cálculo que o Google faz da Qualidade do seu anúncio. Podemos dizer que quase 2/3 de seu valor é composto pelo CTR do anúncio. Veja:
O Google percebe que um número elevado na taxa de cliques é um forte indicativo de que o conteúdo do anúncio está realmente sendo relevante para os usuários. Um CTR mais alto, portanto, impacta no IQ. Consequentemente, impacta também no posicionamento do seu anúncio.
Um bom CTR significa que seu anúncio precisou ser mostrado menos vezes para conseguir mais cliques. Isso implica na diminuição do valor do CPC além de fazer com que o Google te enxergue como um site relevante para as pesquisas das pessoas por determinadas palavras-chave. Ademais, outra consequência é um melhor ranqueamento orgânico aliado à aplicação de técnicas de SEO. Há também a relação direta com a taxa de conversão. Um aumento em duas vezes na sua taxa de cliques pode implicar em uma taxa de conversão 50% maior.
Gostou das dicas?! Na próxima semana, iremos postar mais conteúdos relacionados às métricas dos anúncios para você se dar bem. Precisa de ajuda para o seu negócio? Entre em contato com a gente!