Montar um e-commerce é um projeto de várias etapas e que precisa ser bem cronometrado, porque além de bastante planejamento, requer ação e acompanhamento. Antes da criação de loja virtual, é preciso analisar minuciosamente a concorrência para traçar o planejamento estratégico, de logística e desenvolvimento da loja, além das estratégias de marketing digital.
Se você está prestes a montar a sua loja, saiba que precisará seguir todos os passos, conforme definimos neste artigo. Quer obter êxito nessa nova empreitada? Então leia-o até o final!
O nicho de mercado é a primeira decisão a ser tomada. A partir dessa delimitação, será possível definir quais serão os produtos, sua persona, seu público-alvo, como a sua empresa vai se comunicar e se relacionar com os seus clientes e vários outros aspectos.
Essa escolha é essencial para que seja possível planejar toda a condução do negócio, inclusive para analisar a concorrência.
Ele é essencial para ter o controle do lançamento em mãos e para ter certeza de que nada faltará na loja. Na elaboração desse documento, determine quais serão as ferramentas e toda e qualquer necessidade, possibilidade de imprevistos e etapas a serem seguidas para a criação de loja virtual.
Mais do que ter esse documento, é essencial mantê-lo atualizado, para que ele sirva para vigiar o cumprimento de prazos e etapas.
É importante planejar o quanto será gasto pela expectativa de recuperar esse valor. Sendo assim, faça um estudo de mercado para que seja possível contar com uma boa programação.
Lembre-se de que, nesse primeiro momento, é preciso economizar ao máximo. Sendo assim, opte por fornecedores que tenham um preço justo, mas que sejam eficazes para que seja possível recuperar o investimento o quanto antes. Evite custos desnecessários e demandas supérfluas.
Por mais que alguns empreendedores afirmem que não seja necessário, é essencial ter o seu site. Essa é uma das características que ajuda a manter a autoridade da sua marca e credibilidade, atraindo mais clientes.
Por isso, escolha uma plataforma eficiente, que seja amigável aos robôs de busca, proporcione melhor desempenho em SEO e:
É essencial planejar a logística de compra e manutenção do estoque. Pense em tudo o que será preciso para garantir controle e organização dos produtos. Além disso, elabore a política de trocas que favoreça o seu cliente sem prejudicar a empresa. Leve em consideração o custo das trocas e o processo a ser seguido. Lembre-se de que essa política poderá ser decisiva na hora em que o cliente for escolher onde comprar.
Você deve saber que o marketing digital mudou muito recentemente. Sendo assim, comece a elaborar um planejamento para que o seu público passe a fazer um bom reconhecimento da sua marca — que consiste em elaborar estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing e otimizações de conversão, aliadas às análises sobre os seus dados de tráfego.
Sem um plano de marketing e sem executar ações para ampliar ao máximo o alcance de possíveis clientes, não será possível e atraí-los para o seu negócio. Além disso, será mais difícil ter bons resultados e você vai demorar mais tempo para recuperar o valor investido inicialmente.
Por fim, precisamos reforçar que é necessário cuidar de todos os atributos para que a sua loja venda bem, como a segurança, uma favorável política de troca, um site simples de navegar e a variedade de produtos. No entanto, todos esses diferenciais precisam ser de conhecimento dos clientes para que se obtenha os melhores resultados possíveis.
Sabemos que o melhor jeito para isso é um planejamento de marketing digital estruturado. Sendo assim, conte com uma agência de marketing especializada na construção de sites e na manutenção das suas estratégias digitais. Entre em contato conosco para a criação da sua loja virtual e para cuidarmos das suas estratégias digitais!