Qualquer elemento visual na publicidade deve ter um design estratégico com o foco em persuadir uma pessoa a comprar determinado produto ou serviço. No e-commerce não é diferente. O visual de sua loja virtual é determinando para o aumento ou diminuição de suas vendas. Por isso, na criação de um e-commerce, o design é um dos elementos principais.
Há vários elementos que devem ser levados em consideração para que o design do e-commerce ajude nas vendas, tornando a página atraente, confiável, fácil de navegar e proporcionando uma experiência agradável ao usuário.
Algumas pessoas ainda oferecem resistência em fazer compras online, outras são desconfiadas e, além disso, os usuários que estão acostumados a comprar pela internet querem muita informação, interatividade e agilidade.
Sendo assim, um design de e-commerce bem estruturado pode se configurar em um excelente exemplo de vantagem competitiva para o seu negócio.
Para te ajudar a entender como o design pode ser útil para melhorar a conversão de seu e-commerce, separamos algumas dicas. Confira:
São diversos os fatores que influenciam positivamente nas vendas em seu e-commerce, do logotipo da loja virtual até a criatividade do design do site, tudo isso faz diferença.
Este artigo vai focar em dicas mais práticas e objetivas, como sugestões para fazer uma ótima landing page, por exemplo.
Assim como a beleza no visual de um e-commerce, a funcionalidade de sua loja virtual é fundamental. Como a quantidade de informações e imagens que queira colocar em sua página de e-commerce, ela deve abrir rapidamente. Caso contrário, os usuários podem abandonar o site.
Seus consumidores querem conhecer seus produtos, mas também querem informações, usabilidade e, principalmente, uma experiência agradável em sua a página. Evite um design “quadrado” e cheio de informações desnecessárias.
Por incrível que pareça, ainda existe resistência de alguns usuários para usar o e-commerce. Por isso, ao definir os elementos que vão compor o design de seu e-commerce, não esqueça de incluir alguns destes elementos, que trazem mais confiança ao usuário:
– Selos de segurança.
– Citações de seu e-commerce na mídia.
– Depoimentos de clientes.
– Avaliações de clientes sobre produtos, prazos de entrega, confiabilidade etc.
– Links com os logos de suas redes sócias, para serem rapidamente consultadas.
– Contatos e endereços facilmente localizáveis.
– Dados sobre a empresa, para mostrar como é sólida: número de lojas, cobertura nacional, quantidade de entregas diárias e fatos como estes.
Quando você abre um site de e-commerce uma parte das informações aparece na tela. O que está abaixo desse limite só poderá ser visto se for usada a barra de rolagem.
Está área visível ao abrir o site é chamada de above the fold e você deve garantir que o design de sua loja virtual apresente as principais informações nesta parte superior da página, ou seja:
– Chamada principal.
– Característica do produto ou serviço.
– Call to action.
– Pequeno formulário para coletar dados do cliente.
– Alguns elementos de confiança.
– Link para mídias sócias.
– Benefícios do produto ou serviço.
– Foto do produto.
Quem navega em um e-commerce quer compartilhar e pedir opiniões, é por isso que mais uma vez insistimos na presença dos links para redes sociais. Além disso, o design de sua loja virtual não deve ser poluído e exageradamente complexo, espaços vazios não são pecados, são pausas entre informações.
Veja o que deve conter um bom Call to Action:
– Um verbo de ação.
– Passar senso de urgência.
– Esclarecer resumidamente o benefício.
– Indicar o próximo passo para obter a promessa.
– Cores chamativas.