A tecnologia é uma das principais aliadas do marketing, sendo capaz de impulsionar a visibilidade de todo tipo de negócio com o uso das iniciativas certas. O geomarketing é um exemplo disso, já que utiliza o recurso de localização do GPS de smartphones para entregar seu conteúdo para um público muito mais relevante.
O geomarketing consiste em ativar campanhas focadas em impactar uma audiência baseando-se no local dela. É um método de segmentação que pode trazer muito mais clientes para você, já que estão no lugar certo para aproveitar as suas ofertas.
Como qualquer outro tipo de ação de marketing, o geomarketing requer um bom planejamento da sua parte. É necessário levar em consideração quais são os locais mais estratégicos para os seus objetivos e o perfil do seu público-alvo.
Confira a seguir todos os pontos que você precisa considerar ao implementar uma campanha de geomarketing:
Fazer com que o seu anúncio apareça apenas para as pessoas certas é o grande desafio de todas as campanhas da atualidade. Ao trabalhar com geomarketing, você passa a ser capaz de mostrar o seu conteúdo para quem está nas imediações do seu estabelecimento ou mora no bairro certo.
Essa é uma parte importante do seu planejamento que não deve ser apressada. Considere o perfil do público que você está querendo atingir e quais critérios de localização são mais estratégicos para os seus objetivos. Depois, basta implementá-los em sua campanha de mídia.
A maioria das redes sociais permite que os usuários marquem o local do post. Trata-se de uma forma bastante simples de tornar o seu estabelecimento mais conhecido para os amigos dos seus frequentadores. Então certifique-se de estimular esse tipo de publicação.
Parte de uma estratégia de geomarketing também consiste em monitorar o conteúdo que é publicado no seu local. É válido interagir com essas pessoas para que elas se sintam apreciadas.
As pessoas se acostumaram a usar o smartphone para resolver pequenas dúvidas do dia a dia enquanto estão na rua. Deu fome? Logo conseguem achar um local para comer. Para garantir que o seu estabelecimento apareça nas buscas que têm a localização como principal critério, certifique-se de cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.
O serviço permite registrar as suas informações para que sejam facilmente encontradas no Google em pesquisas por local. Você tem total controle sobre seus dados, portanto é simples realizar alterações quando necessário.
O geomarketing possui mais uma vantagem em relação ao tradicional: ele oferece dados bastante estratégicos a respeito do seu público, que podem servir de base para decisões futuras. É possível entender melhor como a localização é decisiva para os seus negócios e adotar estratégias cada vez melhores.
Por exemplo: você pode perceber que pessoas de determinado bairro costumam se interessar mais pelos seus produtos do que as de outro. Tal diagnóstico pode ser decisivo no momento de decidir como distribuir os esforços das suas próximas campanhas.
Utilizar os recursos certos que estão à sua disposição é algo essencial para contar sempre com bons resultados em suas estratégias. O geomarketing é um exemplo de como aproveitar uma informação altamente importante, a localização, para impactar pessoas muito mais relevantes para os seus objetivos. Adote o quanto antes essa iniciativa e comece a obter retornos cada vez melhores.
O geomarketing também é essencial para o desenvolvimento de uma campanha de marketing regional. Saiba mais sobre isso neste artigo do blog!