Mesmo com este crise que vem abalando o país, o e-commerce não sentiu muito neste cenário desfavorável e vem crescendo bem, com uma expectativa de faturamento para o ano de 2015 20% maior que do ano passado, segundo dados divulgados pelo E-bit. Sendo assim, é preciso que seu negócio virtual acompanhe esse ritmo de crescimento do e-commerce, e para te ajudar nisso, resolvemos dar algumas dicas de como investir em comparadores de preço, sites que vem ganhando muita importância no cenário digital.
Comparadores de preços são sites que apresentam, em uma mesma página, várias lojas virtuais que comercializam o produto/serviço que foi pesquisado pelo usuário, indicando os melhores preços em cada loja e, em alguns comparadores, o valor do frete. Este novo tipo de negócio busca ajudar compradores em suas decisões de compra, oferecendo as empresas que oferecem o melhor custo benefício para o usuário que buscou.
Tipo de negócio que vem facilitando a vida do consumidor, que, ao invés de ficar de loja em loja em busca dos melhores preços, faz buscas em comparadores de preço e recebe, já selecionados, os melhores preços pelo produto desejado.
Comparadores de preços servem como divulgadores, agregando um número grande de usuários que estão dispostos a comprar e que estão em busca de boas ofertas. Os comparadores de preços, hoje em dia, funcionam como uma forma de referência para os consumidores, assim como é muito fácil confiar em um comparador do que em e-commerces sem nenhuma referência.
Normalmente, quando um consumidor faz determinada busca em um comprador de preços, ele já está bem decidido e já sabe o que, de fato quer comprar. Este consumidor já está na última fase de comprar, e a última decisão que ele irá tomar, é qual preço te dará um melhor custo benefício. Neste momento, o preço é o maior responsável pela escolha final desse consumidor. Mas não ache que terá uma guerra de preços, pois, a credibilidade do e-commerce também entra em cena na hora da decisão de compra. Por isso, é fundamental que se invista na imagem de sua empresa com ao seu público e clientes, garantindo excelente qualidade em todo o processo de compra, desde a pré-venda até o pós-venda.
Concorrentes: você pode monitorar seus concorrentes, ficando atento aos preços definidos por eles. Assim, você poderá agir rápido para acompanhar os preços de mercado ou até mesmo fazer um preço menor que o deles.
Imagem: saiba que você não pode só se preocupar em atrair consumidores para seu e-commerce, é preciso cuidar da imagem da empresa, transmitindo segurança para os consumidores.
Informações: é importante que você detalhe bem seu produto com informações bem específicas dele, assim terá mais chances de alguém encontrar seu site nos comparadores. Presta bem atenção nos títulos, descrição e tags.
Atualização de preços: é necessário ficar atento à atualizações dos preços de seus preços para evitar que o cliente ache seu produto com um preço e ao entrar, se deparar com outro valor. Fazendo com que o consumidor não volte mais em seu e-commerce.
Diferenciação: tente ir além dos preços baixos e de fretes grátis, assim como cupons de desconto. Seja diferente, isso te destacará.
Os comparadores de preço são indicados para empresas de qualquer tamanho. Mas lembre-se, existem muitos comparadores de preços, assim como um grande número de e-commerces. Por isso, ter um planejamento estratégia é fundamental para se diferenciar de seus concorrentes e se destacar.