As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, estreitar o relacionamento com seus clientes e promover sua marca. É fundamental um bom planejamento para se organizar e atender a demanda das datas sazonais.
É preciso se preparar com alguns meses de antecedência para poder entregar ao seu consumidor uma boa experiência durante a compra em seu comércio eletrônico. Por isso, é importante que as ações de marketing digital de seu e-commerce sejam produzidas e divulgadas previamente, com um conteúdo exclusivo e destacando ofertas de produtos desejados pelo seu público alvo.
Além disso, a estrutura do seu negócio deve estar em dia, para evitar possíveis problemas e falhas, então, fique atento ao estoque e à logística de entrega, e aproveite para conquistar mais clientes durante as principais datas de vendas.
A preparação começa na escolha dos produtos, no aumento do estoque, na criação de promoções e descontos e no bom atendimento. Mas primeiro é preciso saber quais as datas sazonais que tem o maior apelo comercial aqui no Brasil.
De acordo com o seu tipo de negócio, faça um calendário com as datas que mais se aproximam do tipo de produtos que sua empresa comercializa. Uma floricultura vai ter um volume muito maior de vendas no Dia dos Namorados e Finados do que no Dia das Crianças e na Páscoa, por exemplo.
Então, além de reforçar o estoque para atender a demanda, outra estratégia é oferecer preços e descontos competitivos. É comum que os consumidores façam pesquisas e comparações de preços, existem até extensões e aplicativos que apontam os melhores preços e oferecem cupons de desconto.
Crie uma estratégia de marketing digital, use as redes sociais, e-mail marketing e aposte na melhor alternativa para comunicar suas promoções e estimular a visita à sua loja. Aproveite as datas comemorativas e aproveite também para estimular as compras em outras datas que são específicas de um setor. Por exemplo, uma empresa do segmento de segurança digital oferecer uma promoção de seus serviços no Dia Internacional da Segurança da Informação.
O bom atendimento faz toda a diferença. Verifique a capacidade de visitas do seu site e a eficiência de sua equipe para manter o atendimento online ágil e de qualidade. Afinal, a experiência do usuário além de um fator de ranqueamento do Google, também é uma forma de estimular que uma nova compra seja feita no futuro.
Podemos dividir as datas sazonais em 4 categorias:
As datas sazonais que mais atraem os consumidores às compras são:
Tenha em mente que todos os dias são importantes para fortalecer sua marca e atrair cada vez mais clientes, e aproveite as principais datas de vendas para impulsionar seus lucros. Esteja preparado e saia na frente.