O Facebook Ads é o serviço de publicidade da maior rede social do mundo, o Facebook, que foi fundada pelo jovem Marx Zuckerberg. Os anúncios publicitários do Facebook são exibidos para os usuários na barra lateral direita, no feed de notícias, abaixo dos comentários de determinadas postagens, dentre outros formatos. O serviço de anúncios de o Facebook dar possibilidade das empresas falar diretamente para o seu público alvo através da segmentação, definir o orçamento, como o pré-pago, capacidade de avaliar as vendas de um e-commerce etc.
Atualmente o Facebook está com uma marca de 1,44 billhão de usuários conectados à rede social em todo o mundo, sendo que 89 milhões são de brasileiro. Portanto, o Facebook é uma excelente rede social para a atuação das empresas que buscam vender mais, trabalhar o brading e o relacionamento com clientes.
Anunciar no Facebook Ads costuma trazer bons resultados, no momento em que as empresas podem segmentar seus anúncios para os usuários que têm o perfil ideal para comprar do empreendedor, utilizando de parâmetros como idade, sexo, localização, conexões, dentre outros, o que aumenta a eficácia das campanhas.
Custo-benefício com o Facebook Ads:
Muitas pessoas têm esta dúvida se realmente vale a pena investir nos anúncios do Facebook. Mas, como já sabemos, o custo de ações na internet são bastantes menores e mais eficazes do que na mídia tradicional. É o que mostrou em uma pesquisa realizada pela empresa Moz, que mostrou que para atingir mil pessoas com um anúncio de jornal é necessário investir, em média, 32 dólares. Para chegar a esse mesmo número de pessoas com Google Adwords (a ferramenta de anúncios do Google) o custo é de R$ 2,75. Com o Facebook Ads, o custo cai drasticamente: apenas 25 centavos para falar com mil pessoas.
No Facebook Ads o empreendedor poderá prever seus investimentos no momento em que o Facebook permite que o anunciante configure a quantidade de cliques que deseja obter e pagar antecipado por eles.
Saiba como usar o Facebook Ads:
A página (fanpage) é fundamental porque possibilita que a empresa reúna seus fãs em um único lugar. Diferentemente dos perfis pessoais, a fanpage não tem a limite de usuários nela, assim como também disponibiliza mais ferramentas para serem trabalhadas em prol da empresa.
Na fanpage deverão ser publicados conteúdos bastante relevantes para o público da empresa e, em muitos deles, o empreendedor deverá promovê-los na forma de anúncio. Esses post patrocinados aparecerão na barra lateral direita para os usuários.
Um dos elementos que farão uma campanha ter sucesso é a segmentação, onde o anunciante deverá agir de forma estratégica para melhor definir o público que pretende atingir, público esse que têm as características de potenciais compradores.
A segmentação com detalhada evitará o desperdício de cliques de usuários que não têm a menor chance de vir a comprar de você.
Se o empreendedor soube desenvolver campanhas com orçamentos bem pensados, segmentação bem específica, assim como ter produzido conteúdo muito relevantes para seus usuários, já terá grandes chances de ter sucesso em suas campanhas e os resultados poderão ser observados através dos relatórios que o Facebook Ads disponibiliza. Perceba se as pessoas certas estão sendo atraídas, se há geração de leads, se há aumento de tráfego nas páginas que recebem direcionamento do anúncio… enfim, acompanhe as métricas definidas lá no início da ação.