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Como fazer um posicionamento de marca correto?

marketing |
17 de novembro de 2017
Como fazer um posicionamento de marca correto? 0 Comentários
Por: Agência R8

O posicionamento de marca é, em linhas gerais, o lugar que sua companhia ocupa na mente de seu consumidor. A forma como sua marca é vista pelo seu cliente é de suma importância para a competitividade da empresa.

Vale dizer que a maneira como você se posiciona no mercado não será eficiente, caso seja diferente de como o público enxerga o seu negócio. Por exemplo, não adianta afirmar ser o maior varejista de moda pluz size de seu estado, se o consumidor não acreditar nisso. Dito isso, construímos um passo a passo para ajudar você nessa etapa!

Estabeleça uma proposta de valor

Nessa fase, o objetivo é diferenciar seu negócio da concorrência e mostrar ao seu público um motivo para comprar o seu produto.

Para criar uma proposta única de valor, aposte em evidenciar uma história ou um aspecto de seu produto ou empresa. O que faz de seu negócio especial? O que seu produto tem que os outros não têm?

Construa uma identidade

Para gerar valor à sua marca, não basta alinhá-la às estratégias, é preciso definir uma identidade visual e cultural. Ou seja, a imagem da marca deve estar em harmonia com o conceito e os valores da empresa.

Na identidade visual, entram aspectos como design e layout da marca. Por meio desse visual que o consumidor consegue identificar e diferenciar um produto de outro. Por isso, é necessário se dedicar ao máximo à sua elaboração.

Essa etapa pode não ser tão simples, então, conte com o apoio de especialistas. Uma agência auxilia bastante nesse processo, pois conhece as necessidades da empresa e o caminho para a construção de uma identidade, traçando estratégias com objetivos bem definidos e de fácil acompanhamento.

Produza um conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo para internet é um fator de diferenciação poderoso, pois você poderá, por meio de informações postadas, reforçar a posição que almeja ocupar no mercado.

Para se tornar referência em determinado assunto, é preciso que sua estratégia de conteúdo esteja pautada em matérias que sejam relevantes ao seu público. Se sua empresa vende panelas com o teflon mais resistente do mercado, você poderá postar conteúdos com dicas de culinária utilizando esses produtos e destacando seu diferencial, por exemplo.

Entregue uma experiência diferenciada

Em um mundo de concorrência acirrada e vendas em massa, a personalização é um diferencial.

Faz parte do posicionamento se mostrar como uma empresa que preza os mínimos detalhes e trata cada cliente como único. Pode ser uma embalagem especial diferenciada para homens e mulheres, uma carta de agradecimento com o nome do cliente (em caso de compras pela internet), um e-mail de desconto após a primeira compra, um brinde — as possibilidades são infinitas.

O processo de posicionamento de marca não é simples, requer estudo do mercado e do consumidor e a análise da própria empresa. O objetivo de ocupar um local de destaque na mente do público-alvo precisa contemplar estratégias de criação de valor e desenvolvimento de identidade visual sempre voltadas para diferenciação de sua oferta.

Por fim, para um bom posicionamento, é mandatório estar alinhado ao que o cliente pensa de sua empresa, do contrário todos os esforços serão em vão.

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