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Como fazer a avaliação da presença digital da minha empresa?

marketing |
12 de janeiro de 2017
Como fazer a avaliação da presença digital da minha empresa? 0 Comentários
Por: Agência R8

Um dos principais diferenciais do marketing digital é o fato de ser altamente mensurável. Cada canal de comunicação, estratégia de divulgação e mecanismo de conversão gera alguns ricos, que revelam sua própria performance e os caminhos ideais para escolher.

Por conta disso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de trabalhar sem avaliar a qualidade da sua presença digital. É necessário fazer um levantamento periódico de todos os esforços dessa área, para encontrar problemas a serem corrigidos e possíveis melhorias.

Veja a seguir os critérios que precisam ser vistos ao analisar sua empresa no mundo digital.

Analise os canais utilizados

O marketing digital conta com diversos meios diferentes para atingir o público, e toda avaliação da sua presença nesse mundo online deve considerá-los. Em quais canais a sua empresa está atuando? Aqui, o ideal é incluir desde mecanismos como e-mail marketing e links patrocinados até redes sociais.

Fique de olho na performance do site

O desempenho das suas páginas na web é uma parte importante da presença da sua marca no universo online e precisa constar nesse levantamento. Observe a recorrência de visitas, em que ritmo elas ocorrem e dados demográficos da sua audiência.

Acompanhe as interações nas redes sociais

Se a sua empresa possui páginas no Facebook, Twitter, Google+, dentre outros, é necessário incluí-las em sua análise. As interações recebidas nas redes sociais são uma parte bastante importante do marketing da atualidade e conseguem aumentar consideravelmente a identificação do público.

Observe as menções na internet

Este item difere do anterior, porque se refere a um ambiente maior do que apenas as redes sociais. Uma boa análise de marketing digital precisa captar o índice de menções ao nome da marca, detectado não só no meio social, como também em sites e blogs. Além disso, esta informação serve para mostrar quais meios recebem mais e menos interações.

Esteja atento à qualidade do SEO

Para contar com os bons resultados de visibilidade, vindos de uma posição de destaque no Google, o seu site deve possuir uma estratégia sólida de SEO. Esse fator deve constar em um levantamento de presença digital, pois é essencial para a geração de negócios e o fortalecimento da marca. Sem um SEO de qualidade, o seu conteúdo dificilmente será encontrado pela audiência.

Quantifique os leads gerados

Nenhuma análise de presença digital está completa sem levar em consideração quantos leads são gerados pelas suas campanhas. Trata-se de um termômetro bastante eficiente das iniciativas desempenhadas, sendo capaz de mostrar se estão gerando bons resultados ou se necessitam de ajustes. A qualidade desses leads também deve ser vista.

Considere o número de conversões online

Um dos aspectos mais estratégicos da presença digital de uma marca leva em conta o seu índice de conversões obtidas. É um jeito bastante eficiente de medir a força dos seus canais de divulgação e encontrar possíveis novos caminhos a seguir, para obter resultados ainda melhores. Aqueles que possuem boa performance devem ser intensificados, enquanto os que ficam abaixo do esperado necessitam de ajustes.

Toda empresa precisa realizar avaliações recorrentes de seu próprio trabalho se deseja se manter competitiva. Uma análise de qualidade a respeito da sua presença digital é um excelente começo, pois engloba diversos canais e tem o potencial de renovar muitas de suas iniciativas, com foco em mais sucesso. Vamos começar?

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