Criar um novo site é algo muito comum nas estratégias de marketing das empresas atualmente. Afinal, a jornada de compras do consumidor está cada vez mais sendo influenciada pela web, o que força os negócios a tomarem esse tipo de iniciativa, seja criando algo ou renovando o que já existe.
Por mais simples que um site possa ser, ele tem diversos elementos importantes, que precisam ser levados em consideração. Por isso, preparamos aqui uma lista com 15 itens que você não deve esquecer no momento de criação do novo site do seu negócio. Acompanhe!
Sabemos que um site deverá ser o cartão de visitas, ou então, a vitrine do seu negócio. Então, é preciso que ele seja agradável para o consumidor. Afinal, sites que não tem um bom layout acabam espantando o usuário.
Além de ser algo agradável para o usuário, um bom visual ajuda a transmitir o seu posicionamento de marca.
Para quem não sabe, SEO significa Otimização dos Mecanismos de Busca em português. Na prática, estamos falando em boas estratégias, baseadas em palavras-chave, para que o site seja encontrado com facilidade na web por meio da sua busca orgânica.
Outro item essencial para um novo site são os formulários de contato. Afinal, é a maneira mais explícita de alguém pedir a sua ajuda. Independente da abordagem, é preciso que esteja sempre visível para facilitar a ação do usuário.
É preciso apresentar também os canais de comunicação para que os consumidores possam interagir com o negócio. Não deixe de apresentar o e-mail, telefone, mídias sociais, chat, etc.
Um item muito importante para se ter em um site é o certificado de segurança mostrando que navegar na sua página é seguro. Afinal, como a web é um ambiente que pode ser vulnerável, transparecer segurança é uma garantia da sua permanência no site.
Sem dúvida alguma, o Google Analytics deverá estar devidamente instalado no site. Para quem não sabe, ele possibilita o acesso às principais métricas do site, dentre elas, os acessos e visitas.
Cada vez mais as pessoas têm menos tempo para consumir informação. Apostar em boas imagens é uma excelente maneira de prender a atenção do usuário. Use muito bem isso no seu novo site!
Contar com um blog também é interessante, pois cria-se um espaço para trabalhar com informações de cunho educativo e de mercado, tirando qualquer formalidade institucional.
Quando se fala em aproveitar oportunidades na web, os CTAs (Chamadas para ação), são excelentes, pois eles são botões que orientam o usuário para um próximo passo, que pode ser desde baixar algum material ou até falar com um consultor da empresa.
Nada melhor do que mostrar o quão satisfeitos os seus clientes estão, bem como o tamanho do sucesso deles. Separe uma área para depoimentos e casos de sucesso. Isso ajudará na captação de outros consumidores.
Outra informação importante para um novo site é mostrar qual é a localização da empresa, algo que mostrará idoneidade para o cliente, sendo interessante para quem tem um negócio local.
Outra informação importante é mostrar a data de copyright, mostrando que a página está correta, bem como ajuda a transmitir um maior profissionalismo.
Disponibilizar links que sejam pertinentes é uma boa estratégia: colocá-los no logo ou na página inicial, por exemplo. Qualquer clique pode ser uma nova oportunidade.
Ter um site que seja responsivo, que se adapta a qualquer dispositivo móvel, é uma exigência da internet. Os que não são, acabam sendo penalizados.
Por fim, não podemos deixar de citar a experiência do cliente. Tenha em mente que o site que não entrega isso para o seu usuário está fadado ao fracasso. Então, não deixe de garantir uma boa navegabilidade.
Contar um profissional para realizar esse trabalho de confeccionar um novo site é essencial para que esses itens não sejam esquecidos, bem como otimizados.
Entre em contato conosco para lhe ajudarmos nesse desafio!