Quem nunca ficou apavorando quando olhou para uma pauta toda vazia ou uma folha em branco e se desesperou? Esse é o pavor de quase todo profissional da área criativa. Existem alguns procedimentos que podem nos ajudar nesse momento. Um deles é o Brainstorm – uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Conhecida como uma técnica de criação coletiva, o brainstorm conta com regras e princípios que devem ser seguidos.
Primeiramente, se faz necessário conhecer o “problema”, por assim dizer. O problema seria aquilo que você precisa resolver, encontrando seus fatos, de forma criativa. Uma vez conhecido, chega a hora da chuva de ideias. A chuva de ideias, ou tempestade cerebral, na tradução literal do termo, deve seguir alguns princípios: julgamento e criatividade.
Desde pequenos aprendemos a julgar qualquer ideia. No brainstorm é PROIBIDO fazer julgamentos das ideias. TODAS as ideias são válidas, inclusive as ruins. Boas ideias podem ter sido ideias ruins que foram lapidadas e melhoradas para ser a solução exata de algum problema. Uma vez que todas as ideias são válidas, é hora então de usar a criatividade.
Quanto maior o número de ideias e soluções que surgirem, melhor! Anote todas! Dentre as várias possibilidades de como ter essas ideias mirabolantes, vamos listar algumas para te ajudar:
Além dessas, existem muitas outras. Não economize nos métodos para ser criativo. Quanto mais melhor.
Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que ideias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.
Após colher todas as informações, o grupo discute como que pode ser feito uma edição e eleição da melhores ideias e cria, a partir delas, a solução do problema. Aqui na Agência R8, trabalhamos com o processo de brainstorm para realizar, principalmente, os planejamentos das pautas dos nossos clientes aos quais nós prestamos o serviço de criação de conteúdo para redes sociais. É uma forma de integrar a equipe de criação, tanto a parte de atendimento quanto a de design e redação. Assim, cada um com a experiencia da sua área de atuação pode contribuir e a criação fica mais concisa e integrada.
E você? Quais as técnicas para aflorar a criatividade você utiliza?