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Black Friday 2022: um guia completo para o seu negócio!

marketing |
30 de setembro de 2022
Black Friday 2022: um guia completo para o seu negócio! 0 Comentários
Por: Mariana Marques

Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday já é uma verdadeira febre no Brasil! Com toda certeza, essa é uma das datas mais aguardadas pelo nosso comércio, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. 

Programada para a última sexta-feira de Novembro, a Black Friday 2022 vai acontecer no dia 25 do mês. Porém, para que você consiga explodir de vendas, é necessário que haja planejamento! Afinal, é impossível fazer um evento de sucesso da noite para o dia. 

Por isso, preparamos um guia completo do que você precisa fazer antes, durante e depois para uma Black Friday de sucesso! Então já pega o caderninho, compartilhe esse artigo com o seu amigo lojista e bora faturar muito! 

O que fazer antes da Black Friday 2022? 

Como já citamos anteriormente, o planejamento é a peça principal para que você consiga aproveitar a Black Friday ao máximo e faturar muito. Porém, ao estabelecê-lo, alguns pontos precisam ser contemplados. 

  1. Seleção dos produtos: aqui, na hora de escolher, cabe pensar em dois grupos de produtos: os que são itens de desejo dos clientes e os que estão encalhados no estoque. Liste todos os que você pretende colocar na promoção.
  2. Estruture descontos reais: aqui no Brasil você já deve ter ouvido a expressão “Black Fraude”. Isso porque existem muitas lojas que agem de má fé, aumentando os preços pouco antes de novembro e, quando vão dar o desconto, fazem em cima do dobro do valor. Ou seja, não existe oferta real.

Portanto, quando for determinar qual a porcentagem de desconto que você vai proporcionar, dê descontos realmente vantajosos (tanto para você quanto para o cliente), pois empresa nenhuma quer ficar queimada no mercado, não é mesmo!? Em geral, a média praticada é de 40%.

  1. Prepare o estoque: não tem coisa pior que você vender dezenas de um produto, mas ter uma dor de cabeça gigante porque não preparou o seu estoque para tanta demanda. Portanto, tenha total ciência dele e planeje bem esse ponto! 
  2. Desenhe um plano de comunicação: bem, de nada vai adiantar você criar uma super Black Friday, com as melhores ofertas do mercado, se nenhum cliente ficar sabendo das promoções.

Portanto, não se esqueça de desenhar um planejamento estratégico e alinhar toda a sua comunicação digital e offline (se esse for o seu caso). Invista, também, em anúncios e no e-mail marketing. 

  1. Pense em promoções exclusivas para clientes fiéis: a gente sabe que esse é o momento para conquistar novos clientes e conseguir visibilidade no mercado, mas não se esqueça de quem já é consumidor assíduo da sua loja. 

Até porque, um cliente que se sente satisfeito e bem tratado, é capaz de trazer vários outros clientes! 

  1. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor: quando criar as suas promoções, esteja atento se ela não fere nenhum direito. Inclusive, informações acerca de trocas, devolução de produtos e entregas precisam ser contempladas. 

O que fazer durante a Black Friday 2022? 

Finalmente chegou o grande dia! E nessa hora, nada de ficar parado, hein!? Com todo o planejamento rodando, é preciso ficar atento a 3 pontos:

  1. Acompanhamento das vendas: se o seu negócio é online, conforme for entrando os pedidos, já separe os produtos e embale. Faça esse controle para não deixar acumular. 

Já se você está em uma loja física, não se esqueça de estar atento ao atendimento que está sendo prestado. Um excelente atendimento ainda é fator determinante para fechar uma venda! 

  1. Controle do estoque: a gente já falou que ninguém aqui quer ter dor de cabeça por causa de falta de produtos, não é mesmo!? Então fique atento em como está o estoque, o que já está acabando, o que ainda falta sair.
  2. Promoções relâmpagos: sabe aquelas ofertas pontuais que, só quem tá naquela hora ali consegue aproveitar? Então! 

Porém, não se esqueça de contemplar isso no seu planejamento, combinado!? 

O que fazer após a Black Friday 2022? 

Tão importante quanto o planejamento e a execução, o pós Black Friday é fundamental para você conseguir avaliar o que funcionou, o que precisa mudar e como será a sua próxima Black Friday. 

Agora é hora de analisar as vendas feitas, o que entrou em caixa, quais foram as suas despesas e o impacto financeiro que a data gerou. Além disso, alguns outros pontos não podem ser esquecidos:

  • Acompanhe os status dos pedidos e atualize sempre os clientes (no caso de vendas online);
  • Faça um balanço do estoque e veja o que precisa ser reposto;
  • Atualize os preços dos produtos;
  • Finalize as comunicações e anúncios relacionados a data;
  • Esteja atento ao pós venda;
  • Estude formas de fidelizar os novos clientes adquiridos. 

Agora que você tem um plano completo para criar a sua Black Friday, é hora de colocar a mão na massa! Lembre-se sempre: planejamento é a base de tudo. 

P.S.: Não deixe de baixar nosso checklist exclusivo para facilitar sua vida, beleza!?

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