Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday já é uma verdadeira febre no Brasil! Com toda certeza, essa é uma das datas mais aguardadas pelo nosso comércio, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Programada para a última sexta-feira de Novembro, a Black Friday 2022 vai acontecer no dia 25 do mês. Porém, para que você consiga explodir de vendas, é necessário que haja planejamento! Afinal, é impossível fazer um evento de sucesso da noite para o dia.
Por isso, preparamos um guia completo do que você precisa fazer antes, durante e depois para uma Black Friday de sucesso! Então já pega o caderninho, compartilhe esse artigo com o seu amigo lojista e bora faturar muito!
Como já citamos anteriormente, o planejamento é a peça principal para que você consiga aproveitar a Black Friday ao máximo e faturar muito. Porém, ao estabelecê-lo, alguns pontos precisam ser contemplados.
Portanto, quando for determinar qual a porcentagem de desconto que você vai proporcionar, dê descontos realmente vantajosos (tanto para você quanto para o cliente), pois empresa nenhuma quer ficar queimada no mercado, não é mesmo!? Em geral, a média praticada é de 40%.
Portanto, não se esqueça de desenhar um planejamento estratégico e alinhar toda a sua comunicação digital e offline (se esse for o seu caso). Invista, também, em anúncios e no e-mail marketing.
Até porque, um cliente que se sente satisfeito e bem tratado, é capaz de trazer vários outros clientes!
Finalmente chegou o grande dia! E nessa hora, nada de ficar parado, hein!? Com todo o planejamento rodando, é preciso ficar atento a 3 pontos:
Já se você está em uma loja física, não se esqueça de estar atento ao atendimento que está sendo prestado. Um excelente atendimento ainda é fator determinante para fechar uma venda!
Porém, não se esqueça de contemplar isso no seu planejamento, combinado!?
Tão importante quanto o planejamento e a execução, o pós Black Friday é fundamental para você conseguir avaliar o que funcionou, o que precisa mudar e como será a sua próxima Black Friday.
Agora é hora de analisar as vendas feitas, o que entrou em caixa, quais foram as suas despesas e o impacto financeiro que a data gerou. Além disso, alguns outros pontos não podem ser esquecidos:
Agora que você tem um plano completo para criar a sua Black Friday, é hora de colocar a mão na massa! Lembre-se sempre: planejamento é a base de tudo.
P.S.: Não deixe de baixar nosso checklist exclusivo para facilitar sua vida, beleza!?