• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • A importância da otimização de URL

A importância da otimização de URL

marketing |
22 de dezembro de 2019
3 Comentários
Por: Raphaela Bagnete
Fonte: giphy.com

A URL, Uniform Resource Locator, que em português quer dizer Localizador Padrão de Recursos, é o endereço completo de uma página na internet. 

Mas além de ser um simples endereço, as URLs servem também para facilitar a vida dos internautas, dos buscadores e de quem trabalha na empresa. 

E para se tornarem melhores e mais atrativas, existe a otimização das URLs. Sabe quando você olha para a barra de endereços do navegador e consegue saber qual o conteúdo da página, antes mesmo de carregar esse conteúdo?! É uma URL perfeitamente otimizada!  

Se você quer saber mais sobre a importância de otimizar a URL do seu site, e-commerce ou blog e as principais dicas para isso, continue com a gente neste artigo. 

Qual a importância de uma URL otimizada?

Em primeiro lugar, é em relação à experiência do usuário. Com uma URL otimizada, o usuário pode ter acesso a uma informação ou uma ação de forma mais direta, sem precisar percorrer um longo caminho ou clicar em vários botões. 

A experiência do usuário é tão relevante, que interfere na posição em que a página é mostrada nos resultados de busca e na quantidade de cliques. 

Além disso, o Google tem a preocupação de que quando o usuário busca um termo, as primeiras opções que ele mostra realmente tenham a informação que está sendo buscada. O objetivo disso é para que quem navega na internet não se sinta enganado. 

Por isso, uma URL otimizada reduz esse problema, tornando o site confiável para o usuário, para o Google e para os mecanismos de busca. 

Como otimizar sua URL?

Agora que você sabe a importância da otimização para a sua página na web, deve estar se perguntando: como eu faço isso? 

  • Comece optando por URLs curtas: Mesmo que não exista uma regra para os mecanismos de busca, URL curta é mais fácil de lembrar, escrever, copiar e passar adiante facilitando sua divulgação e passando também mais credibilidade. 
  • Use palavras-chave: A palavra-chave ou keyword é um elemento essencial para posicionar bem a sua página nos mecanismos de busca. Se o seu conteúdo fala sobre “roupas para o verão”, isso deve aparecer na URL. 
  • Escolha palavras e não números: Palavras descrevem muito mais um conteúdo que números, por isso, ao criar pastas ou nome de páginas dentro do seu site, evite os números. 
  • Padronize as URLs: Escolha um padrão para o site e siga-o. Se decidir que os separadores são hífens, faça isso em todas as páginas. A padronização contribui para a manutenção e compreensão do site, assim como na navegação. Além disso, as URLs podem ter tanto letras maiúsculas quanto minúsculas, mas dê preferência às minúsculas para criar uma padronização e facilitar a leitura. 

Então, gostou das dicas sobre URL? Às vezes não reparamos, mas a estrutura delas são realmente importantes e fazem toda a diferença para o seu site.   

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato! 

categorias +

Posts em destaque