Negócios locais costumam almejar a mesma visibilidade dos grandes, mas não contam com o orçamento suficiente para bater de frente com eles. Hoje em dia, felizmente, é possível aproveitar a ajuda do marketing regional para nivelar esse terreno.
Graças ao progresso tecnológico dos últimos anos, já dá para criar campanhas de marketing focadas em locais altamente específicos. Que tal exibir um anúncio no Facebook que só aparece para quem mora na região de sua loja? Ou, até mesmo, para quem não vive lá, mas está passando pelo local? Essas são algumas das possibilidades do marketing regional.
Ter um mercado reduzido não é um problema quando sua publicidade é altamente direcionada. Isso significa que você consegue impactar somente quem tem perfil para ser seu cliente, sem desperdiçar dinheiro e esforços ao atingir as pessoas erradas.
Veja, a seguir, as 5 principais vantagens do marketing regional que você precisa saber:
Se o seu negócio está precisando de um impulso nas vendas, a solução está no marketing regional. Em qualquer segmento, é muito mais vantajoso impactar as pessoas certas, que terão mais chances de se tornarem clientes e comprarem seus produtos.
Sem essa possibilidade, você acabará tendo que brigar no mesmo terreno de grandes empresas. E essa é uma situação bastante desigual, concorda?
Os bons retornos do marketing regional também farão com que você economize recursos preciosos para o seu negócio, a começar pelos investimentos. Isso porque a publicidade online gira em torno de resultados.
Dessa forma, você somente paga quando realmente ocorre uma conversão ou visualização do público certo. Ao trabalhar sem desperdícios, tem-se a garantia de que todos os seus recursos estão sendo bem utilizados.
Os sites de buscas são as principais entradas para a maioria dos sites da internet, portanto é bastante positivo ter o Google como aliado. Com iniciativas de marketing regional, você acabará tendo benefícios de SEO local.
Isso significa que o seu negócio passará a figurar entre as sugestões de resultados do buscador para termos relevantes, ao levar em consideração a localização do usuário. Para isso, basta contar com um site devidamente otimizado.
Se ainda restar alguma dúvida de que o marketing regional é a melhor opção para a sua empresa, volte-se para os números. Uma das principais vantagens do meio digital é poder acompanhar seus indicadores de sucesso em tempo real.
Você poderá ver quem está sendo impactado pelos anúncios e se realmente são pessoas que estão próximas ao seu negócio. Caso detecte algum problema, é possível fazer as correções adequadas.
Os números de suas campanhas de marketing regional não servirão apenas para o desenvolvimento delas próprias. Eles são tão valiosos que podem ajudar a conduzir os rumos do seu negócio como um todo.
Você pode, por exemplo, perceber a preferência de pessoas de determinada região por certo produto e intensificar as vendas dele. O marketing regional tem potencial para revolucionar a forma como o seu negócio atrai os clientes.
Como vimos, não é necessário atuar no mesmo terreno de grandes empresas enquanto você tem chances muito melhores de sucesso ao impactar somente aquelas pessoas mais próximas a você. Eliminando desperdícios e focando no público certo, você contará com tudo de que precisa para melhorar seus resultados.
E então? O que achou do potencial do marketing regional? Deixe um comentário contando de que forma você pretende utilizar esse recurso em sua estratégia!