Se tem um momento que é aguardado ansiosamente pelo time comercial, com toda certeza, é o fechamento da venda que, dependendo do ciclo do seu produto/serviço, pode demorar meses!
Afinal, essa é a última oportunidade de transformar o lead em cliente. Portanto, para que o resultado resulte em vendas, é necessário que se tenha uma estratégia bem estruturada.
Entretanto, é importante ressaltar que, se ao longo do processo as interações foram mal conduzidas, não há técnica de fechamento que seja capaz de salvar a negociação. Logo, o sucesso dessa etapa só é possível se o responsável por ela construiu uma boa relação.
Inclusive, taxas ruins de fechamento podem estar relacionadas a um primeiro contato com o lead demorado, além de um pitch de vendas desalinhado, uma equipe treinada inadequadamente, etc.
Como já abordamos anteriormente, essa é a etapa mais aguardada pelo time comercial. Afinal de contas, é nesse momento que a compra pode ser finalizada, o que significa que o cliente foi adquirido e há uma entrada no fluxo de caixa.
Além disso, esse processo pode ser um excelente meio de adquirir insights sobre como está o seu processo de gestão de vendas, mapeando o que está certo ou errado nas outras etapas.
Apesar do fechamento da venda não depender somente dessa etapa (conforme ressaltamos ao longo deste texto), ter em mãos algumas técnicas podem facilitar o processo. Abaixo listamos 5 principais:
A realidade é que bons vendedores já focam em fechar uma venda assim que iniciam uma conversa com o lead. E é através das perguntas certas que eles conseguem entender quais são as reais necessidades dos clientes e suas objeções.
Inclusive, usar as perguntas certas é uma forma de prever se esse lead foi qualificado corretamente ou não, além de saber qual rumo a negociação deve tomar. Faça perguntas do tipo “ao seu ver, essa oferta que fiz com você resolveu o seu problema?”; “há algo que impeça que essa negociação continue?”.
Nessa técnica se inclui algum benefício que tem um prazo de validade. Por exemplo, para quem levar o produto hoje, o frete sairá de graça. Ou para quem comprar a mentoria até determinado horário, haverá um desconto.
Esse gatilho funciona para tirar o cliente da inércia e fazer ele tomar uma decisão logo, correndo o risco de perder aquela super oferta. Porém, é preciso usar essa técnica com sabedoria, pois falsas promessas de urgência (por exemplo, falar que são poucas unidades, mas o seu estoque está cheio) podem destruir a credibilidade do seu negócio.
Utilizada para ajudar o cliente a entender que está de fato fazendo um bom negócio, essa técnica consiste em resumir quais são os detalhes da compra, mas focando nas vantagens, em como o produto/serviço vai sanar a dor/problema que o cliente tem.
Sim, pedidos de descontos são completamente normais, principalmente em produtos/serviços que tenham um alto valor agregado. Até porque, o cliente sabe que o vendedor quer fechar a venda e aproveita essa oportunidade para “chorar o preço”.
Caso seja autorizado, condicione o desconto ao fechamento da venda naquela data específica. Ou seja, o desconto só será concedido se a venda for concretizada naquele dia. Se for feito depois, não há descontos.
Se o cliente pediu um desconto, mas não é possível concretizá-lo, essa técnica pode ser adotada. Nesse caso, retira-se algum benefício que o produto/serviço tem para conseguir fazer um preço mais próximo do pechinchado. Ao ver que perdeu algo, o cliente pode reconsiderar e fechar a oferta com seu valor original, só para “não sair no prejuízo”.
Porém, para além da técnica que será adotada, é importante ter em mente alguns pontos, que devem anteceder o processo de fechamento da venda:
Só depois de ter esses 4 pontos alinhados é que a etapa do fechamento vem. Não adianta tentar fechar uma venda a qualquer custo se as etapas anteriores foram puladas, ok!? É desgastante para os vendedores e para os clientes, que vão ter uma péssima experiência com a sua marca.
Além disso, lembre-se sempre de trabalhar com as emoções dos clientes. As pessoas só tomam decisões se elas as tocam sentimentalmente, se mexem com o que o cliente está sentindo, seja bom ou ruim.