O Customer Success, ou sucesso do cliente, é a parte responsável por oferecer soluções para melhorar a experiência entre cliente e empresa.
Ele pode ser considerado uma melhoria do atendimento pós-venda. Isso porque ele tem o intuito de gerar resultados para que o cliente consiga se conectar à essência da empresa, expressada através da prestação do serviço ou produto.
Atualmente, a experiência do cliente conta muito mais na decisão de compra e, por isso, ele deve ser cativado desde o momento que se torna um lead para a empresa.
Quando um cliente busca um produto ou serviço, ele está buscando por uma solução para determinado problema. Portanto, quando ele fecha a compra, a expectativa é que tenha encontrado respostas para o que precisava.
No entanto, é preciso que exista um acompanhamento para entender como as ofertas do negócio podem ajudar o consumidor. Assim, é possível manter a expectativa e a realidade do consumidor em relação à empresa.
De acordo com o pai do marketing, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa até cinco vezes mais do que manter um antigo.
Isso acontece porque reter um cliente é uma das estratégias mais baratas de fazer negócio justamente por se tratar de um projeto que você já conhece e entende as necessidades.
Agora que você sabe da importância do Customer Success e das vantagens de reter clientes, está na hora de aprender como fazer isso.
Segmente o seu público e, com isso, desenvolva formas de se comunicar com cada categoria. Assim, cada segmento passa a ter um relacionamento contínuo com uma abordagem assertiva.
O sistema CRM é uma forma de automatização que facilita a gestão e comunicação entre sua marca e o seu público. Através dele, você tem uma visão geral de quem é o cliente e como deve tratá-lo. Em um outro artigo do nosso blog, te contamos as vantagens desse sistema. Confira em nosso blog
Essa é uma das avaliações mais importantes para definir o rumo da sua empresa e ter sucesso para reter clientes. Afinal, é ele que está consumindo o seu serviço ou produto e tem uma experiência real do que pode ser melhorado e em que pontos você deve continuar investindo.
Que tal começar hoje mesmo a implementar o Customer Success na sua empresa?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos!