Ao realizar uma compra em um e-commerce, o usuário espera fazer isso em um tempo cada vez menor. Seu tempo está cada vez mais escasso e se deparar com um site lentos e pesado fará com que ele abandone o site, desistindo da compra. Pois bem, esse não um comportamento exclusivo de alguns, isso acontece com a maioria das pessoas que compram em e-commerce.
Pesquisas apontam que a maioria dos internautas exige que o site esteja completamente carregado em dois ou até três segundos, no máximo. Além disso, foi comprovado que sites mais lentos dispersam a atenção das pessoas. Ou seja, sua loja virtual precisa ser rápida para garantir que o usuário permaneça nele e tenha uma boa experiência. Assim a taxa de conversão do seu e-commerce aumenta.
Uma das principais preocupações da Agência R8 ao elaborar o e-commerce para os clientes, é justamente a velocidade do site, pois ela impacta diretamente em dois pontos: melhora a taxa de conversão e de avaliação no ranking do Google, quer dizer, favorece o posicionamento da página nas buscas orgânicas.
Pensando isso, vamos dar algumas dicas para seu e-commerce o mais leve possível. Confira:
As imagens são acusadas por serem as principais responsáveis pelo tempo de carregamento das páginas de um site, elas devem ser otimizadas para a web, em tamanho pequeno, mas sem perder a sua qualidade. Especificar a altura e a largura para imagens também é um ponto relevante na otimização, pois fará com que a página e as imagens carreguem simultaneamente.
Você deve prestar bem atenção nos elementos da página, principalmente os arquivos Java Script, CSS e imagens. Evite incorporar grandes objetos ou imagens em uma página e assim você diminui o kb. Para verificar o tamanho do seu site, salve a página no computador como uma pasta de arquivo de web, a partir do browser, e veja o tamanho da pasta.
A Content Delivery Network (CDN) ou Rede de Distribuição de Conteúdo garante que você ofereça ao seu usuário conteúdo com agilidade e estabilidade, pois, como o próprio nome diz, possibilita a distribuição do conteúdo por meio de armazenamento em cache em diversos servidores. Essencial, principalmente, para quem tem clientes em todo o mundo.
Dê preferência a fornecedores para hospedar o seu site que combine servidores, tecnologia, seja rápido e, consequentemente, atenda a todas as necessidades de tráfego da sua loja virtual.
Você deve facilitar comunicação dentro da sua página fazendo com que o browser e o servidor conversem e encontrem rapidamente a informação solicitada pelo usuário. Para que isso aconteça, diminua o número de requisições, assim o browser não precisa ir e voltar muitas vezes até encontrar a informação.