As promoções na Black Friday já fazem parte do calendário comercial brasileiro e os consumidores já preparam os bolsos para as compras. A Sexta-feira Negra, traduzindo literalmente do inglês para o português, é um movimento que ganhou popularidade nos Estados Unidos e, posteriormente, foi “importado” para outros países, como o Brasil.
Nesse evento que ocorre na última sexta-feira de novembro (oficialmente), os comércios oferecem descontos muito maiores do que os usuais. Isso significa muitas vendas e altos índices de exposição para sua loja.
Para colocar o seu e-commerce no clima da Black Friday você precisará de muito mais do que apenas apertar os preços. Por isso, fizemos este conteúdo. Leia-o até o fim e saiba como planejar e realizar as promoções.
Você precisará calcular os descontos de forma bem minuciosa. Um cálculo mal feito pode prejudicar gravemente o seu planejamento financeiro. Por isso, verifique os custos gerais e do produto. Se você tem um e-commerce grande, não precisa dar o desconto em todos os produtos.
As pessoas que acessarem o seu site precisam saber de primeira que ele está com os descontos especiais da Black Friday. Muitas empresas fazem uma adaptação na logo e alteram as cores das páginas dos produtos que estão na campanha. Deixe bem claro um menu ou ambiente no site que explicite essa condição e exiba os produtos que estão em promoção.
Como seu e-commerce estará mais exposto a visitas, as pessoas precisam fazer uma rápida identificação da campanha e de quais produtos estarão em desconto, por meio de um design diferenciado.
Use as redes sociais para que o maior número de pessoas possível saiba que seu e-commerce participará deste movimento. Elas são as principais aliadas para a divulgação dos seus descontos, já que pode proporcionar engajamento e atingir uma grande quantidade de pessoas.
Capriche nas postagens, sempre respeitando a nova identidade visual temporária. Como boas sugestões, temos as campanhas com contagem regressiva para o dia das promoções na Black Friday e a divulgação antecipada de alguns produtos-chave que estarão com mais desconto nesta data.
Certamente, a sua plataforma de e-commerce faz o controle de quais são os produtos disponíveis. No entanto, para os sites que não têm estoque automatizado ou que também usam outros meios para vender, como redes sociais e marketplaces, a situação pode ser crítica.
Realizar a compra e receber a informação de que o produto não está disponível torna a experiência de compra indesejável. Portanto, além de estar atento à quantidade de produtos, dê preferência àqueles que estão em maior quantidade.
Estar com a estrutura preparada para atender à demanda especial também é algo fundamental. O processo de envio dos pedidos não pode ser prejudicado. Você tem um prazo de entrega que precisa ser respeitado.
Antes de entrar na Black Friday, estude as tendências do seu mercado. Assim, será possível oferecer produtos que terão mais procura. Lembre-se de que o lucro das promoções de novembro estão relacionados ao volume das compras.
Como pudemos observar, participar das promoções na Black Friday requer mais do que abaixar os preços. Esteja pronto, prepare toda a sua estrutura e garanta a melhor experiência para o seu cliente.
E então? Sente-se preparado para entrar na Black Friday deste ano? Acompanhe nosso blog assinando a newsletter. Assim, você receberá os nossos conteúdos como este em primeira mão!