A definição do mix de produtos de um e-commerce é decisiva para o sucesso dele. Afinal, sem itens que sejam atrativos para o público buscado, ficará impossível conquistar um bom volume de vendas.
O mix de produtos é, em resumo, a seleção dos itens que você venderá em sua loja virtual. Por exemplo, existem grandes diferenças entre comercializar eletrônicos ou roupas, então essa definição precisa ser feita adequadamente.
Isso vai além de somente pensar nas expectativas do seu cliente em potencial. É necessário considerar uma série de critérios para fazer uma escolha que tenha sentido no seu caso.
Confira a seguir as 5 ações que deve adotar para montar o mix de produtos ideal para o seu e-commerce.
Qual perfil de cliente pretende atingir? Antes de começar a planejar as ações do seu e-commerce, você precisa ter em mente esse aspecto. Ele ajudará a definir o seu mix de produtos.
Isso vai além de pensar em interesses, já que também tem a ver com perfil de consumo. Classes econômicas mais altas não se importam de pagar mais caro por um item de maior qualidade, enquanto as mais baixas precisam de ofertas mais em conta.
De que forma atua o mercado em que você pretende ingressar com o seu e-commerce? Trata-se de um quesito importante a contribuir para a sua decisão.
Esse é um aspecto a se pensar não só para a definição do tipo de produto a ser vendido como também a faixa de preços e os segmentos a serem explorados.
Esse pode não ser um critério decisivo, mas pode ajudar você a se aproximar de uma escolha que faça sentido para as suas necessidades. Vale a pena consultar quais produtos costumam vender mais na internet e checar se eles têm identificação com o seu negócio.
Nesse aspecto, pode existir uma grande oportunidade para já começar a vender em grandes volumes.
Parte da definição do mix de produtos também envolve pensar no futuro. Ou seja, é recomendado imaginar as oportunidades de inclusão de itens complementares para venda.
Por exemplo, quem escolhe vender smartphones pela internet pode ter muito sucesso ao incluir itens como cases, carregadores, baterias portáteis, entre outros.
A escolha do mix de produtos da sua loja virtual não precisa ser definitiva. É importante ter flexibilidade para se adaptar conforme o mercado evolui. Senão, você arrisca se tornar irrelevante.
Tendo isso em mente, permaneça em constante busca por melhorias em seu mix de produtos. Fique de olho no que outros players do seu mercado estão fazendo para não ficar para trás.
Todas as escolhas envolvendo seu e-commerce precisam ser muito bem pensadas, já que serão decisivas para o seu sucesso. Escolher o seu mix de produtos é algo bastante delicado, pois tem impacto direto em suas vendas. Leve em conta as dicas acima para garantir um acerto nesse aspecto e obter bons resultados.
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