Imaginar e abrir um negócio é um desafio grande para a maioria dos empreendedores. Porém, a grande maioria deles só pensam na ideai que tiveram e acabam esquecendo do principal: a elaboração de um planejamento estratégico. Pesquisa revela que a cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae.
Devemos ter em mente que estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, não importa o tamanho da empresa. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los. As redes sociais, como sempre, não podem ser deixadas de lado.
Muitas vezes, por causa de alguns apertos financeiros, o empreendedor usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, ou vice-versa. Esse é um dos erros mais comuns entre os donos de pequenos negócios. Ele recomenda que o empreendedor fixe uma retirada mensal dos ganhos do negócio.
Muitos empreendedores que são iniciantes costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e fixar preços de produtos. É comum encontrar empresários que vendem muito, mas se queixam de não ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços. Se você não as conhece, está na hora de rever as finanças da empresa.
É importante cortar gastos e economizar ao máximo: o empreendedor que pensa assim vai longe. Uma estratégia importante para conseguir o melhor aproveitamento dos recursos é negociar com os fornecedores. Se você tiver um bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com pagamento à vista, o que pode significar custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais altos no momento das vendas.