Muitas empresas ainda têm uma visão distorcida do marketing, vendo-o sempre como uma área de apoio e que só traz resultados intangíveis, gerando muitas despesas. Porém, a internet chegou para mudar este cenário (apesar de ser em passos curtos), pois consegue trazer resultados totalmente mensuráveis para qualquer organização, além de diversos outros benefícios.
Hoje em dia quem não está presente na internet com uma estratégia sólida e funcional acaba por ficar para trás na busca por novos clientes. Esse presente não significa apenas ter uma conta no Twitter ou Facebook, a empresa precisa saber utilizar os canais ideias para atingir os seus resultados. E o marketing digital servirá para isso, sendo capaz de fazer um planejamento de cada investimento que será feito durante o ano. Cada ação que será desenvolvida é vinculada a um retorno claro para a empresa e assim é possível depois comparar os resultados projetados e aqueles atingidos. As estratégias de marketing digital custarão muito pouco para as organizações, diferentemente de outras mídias off-line.
1) Internet como meio que mais exerce influência nas decisões de compra: dados da pesquisa da Target Group Index revelou que a internet é a mídia que mais exerce influência para 34% das pessoas que foram entrevistadas.
2) Mobile ganhando força: Somos 204 milhões de indivíduos no país. Destes, 54% são usuários ativos de internet. Mas o nosso forte mesmo é o mobile, pois tem mais celular que gente no Brasil. O uso do mobile nas estratégias de marketing digital vem ganhando muita força, apesar de ainda estar em um estágio inicial.
3) Maior proximidade com os consumidores: a internet possibilita maior interatividade entre consumidores e empresas, coisa que não acontece no marketing tradicional. O marketing digital possui uma maior agilidade na comunicação não só entre os consumidores, mas também entre a marca e seus clientes. Assim, a empresa consegue obter um feedback mais rápido e preciso daquilo que agrada ou não seu cliente.