Era uma vez, um rei que vivia em seu castelo num reino muito distante com sua filha Branca de Neve… Com certeza você já ouviu essa e tantas outras histórias de contos de fada por aí, não é mesmo?
Ou então aquela história exagerada de um tio pescador que enfrentou a maior batalha da sua vida na tentativa de fisgar o maior peixe já visto.
Não importa. Desde que o mundo é mundo, as histórias existem, sejam elas reais ou fictícias. Agora, você sabia que a arte milenar de contar uma história é capaz de te ajudar no marketing digital?
Se você não sabia, nós vamos te contar agora o que é o storytelling e como essa técnica vai ajudar você a produzir conteúdos envolventes para cativar a sua audiência.
O storytelling é um termo em inglês que junta duas palavras: story (história) e telling (contando). Ou seja, como dissemos anteriormente, é a arte de contar histórias e desenvolver narrativas utilizando diversos recursos.
Os elementos do storytelling são os personagens, o ambiente, o conflito e o principal: a mensagem a ser transmitida. E como toda boa história, ela tem um começo, um meio e um final.
Aí você deve estar se perguntando, como contar histórias vai te ajudar no marketing digital, certo? A resposta para essa pergunta é bem mais simples do que você possa imaginar.
Pense na sua infância e nas histórias que você ouvia na escola, antes de dormir ou dos seus avós. Certeza que quando a história era boa e bem contada você queria ouvir mais e mais até chegar ao desfecho, não é?
Ou pense em um filme, série ou novela: quando o que está sendo contado na tela é ótimo, você certamente assiste até o final e, provavelmente, até maratona.
Todo esse envolvimento acontece porque as histórias têm o poder de levar o público em uma jornada, geram identificação, despertam emoções e seduzem com muita facilidade.
E é exatamente por esses aspectos que o storytelling é tão importante na produção de um bom marketing de conteúdo. Ele é uma técnica muito eficaz para criar conexão com a sua audiência, pois, ele consegue humanizar o conteúdo.
Anteriormente, já mencionamos os elementos que compõem o storytelling. Além deles, existe um importante tripé que sustenta o contar de histórias e que estão sempre conectados.
Além disso, existem pontos cruciais para criar uma ótima narrativa na produção do seu conteúdo. Confira alguns deles a seguir:
Atiçar a curiosidade das pessoas é uma excelente forma de desenvolver o seu storytelling. Isso faz com que elas prestem atenção na história contada e queiram saber cada vez mais o desfecho.
Lembra do gancho que mencionamos ali no tripé? É aqui que ele entra, é um elemento muito usado em séries e novelas, por exemplo. Por isso você acaba maratonando tantos episódios nos serviços de streaming.
Sabe quando as pessoas dizem que se identificam muito com um personagem, com as situações de uma série, ou filme? É o mesmo que você deve fazer com seu público, eles devem se identificar com o personagem ou com os acontecimentos da história que você está contando. É uma forma poderosa de criar conexão!
And to be yourself is all that you can do… Como já dizia a canção da banda estadunidense Audioslave, ser você mesmo é tudo o que você pode fazer! Seja autêntico ao contar histórias.
Por mais que você queira se inspirar em outras pessoas para produzir o seu storytelling, o grande diferencial é apostar na autenticidade. Fuja do óbvio, conte histórias originais e assim você conseguirá se destacar na multidão.
Nunca se esqueça da essência e do propósito do seu negócio! Essas duas características devem fazer parte do storytelling que você criar. Afinal, essa é uma mensagem que você quer passar e é a mais pura definição da sua marca.
Agora você deve estar se perguntando: como é que vou aplicar isso no meu negócio? O fato é que não existe uma fórmula mágica para você seguir sempre, mas a gente vai deixar mais descomplicado.
Lembra lá do início do texto quando citamos os elementos do storytelling? É por eles que vamos apresentar um pouco da prática de contar uma história.
O personagem varia de acordo com a narrativa e história que você pretende contar, ele pode ser você, sua marca ou a sua persona. O ambiente também muda, e existe uma infinidade de alternativas, podendo ser a própria internet, a sua empresa ou até mesmo a casa dos clientes.
Já o conflito é a dor, o problema que o seu personagem quer resolver. Por fim, a mensagem a ser transmitida pode ser a solução que você ou o seu negócio vão oferecer ao conflito.
E nada melhor que um bom exemplo para entender de vez o storytelling, não é? Abaixo você pode conferir o vídeo da tão comentada campanha Gerações, em comemoração aos 70 anos da Volkswagen no Brasil.
A história contada aqui é um excelente exemplo por ser bastante emocional. Ela toca o público com muita nostalgia, mostrando a evolução da marca ao longo desses 70 anos por meio de veículos clássicos que marcaram época, como o Fusca.
Além desse, você pode conferir outros exemplos como a campanha The Cliché, da Heineken ou a campanha consagrada e premiada da Dove, chamada de Real Beleza.
Viu só como o storytelling é uma ótima técnica para ajudar você a produzir conteúdo e causa impacto no marketing digital? Agora, nós queremos saber, conta para gente quais histórias você tem contado por aí!