Quantas vezes você pegou o seu celular, abriu uma rede social e pesquisou sobre um determinado produto em que estava interessado? Com certeza você não sabe responder a essa pergunta, pois provavelmente isso aconteceu incontáveis vezes!
A realidade é que, conforme sempre reforçamos, a internet transformou completamente o consumo em todos os nichos. Hoje é praticamente impossível comprar algo sem dar aquela pesquisadinha nas redes.
E se a internet é tão presente na nossa vida, com certeza você também já se deparou com aquele influenciador que você segue fazendo uma #publi para alguma marca.
Além disso, provavelmente, foi influenciado a consumir a marca envolvida na publicidade: é bem aqui que entra o famoso marketing de influência!
No campo de batalha do marketing digital, o marketing de influência é uma estratégia bastante utilizada para quem quer se destacar.
É uma estratégia em que marcas se associam a produtores de conteúdo com grande influência sobre um grupo de pessoas. O objetivo é claro: interferir nas decisões de compra desses indivíduos.
Uma pesquisa anual sobre o tema, realizada pela Influency, revela que muitas marcas têm se utilizado dessa técnica para alavancar o seu negócio e a tendência de uso dessa estratégia é de crescimento nos próximos anos.
E essa propensão ao aumento se justifica pelo fato de que os brasileiros estão dispostos a ouvir dicas de influenciadores. Segundo a pesquisa da IAB Brasil, 92% dos brasileiros seguem conselhos de influencers.
Aí você deve pensar que para a abordagem funcionar, as marcas trabalham apenas com influenciadores, certo? Errado! Elas trabalham com outros agentes além dos já conhecidos e tradicionais influencers, como mostra a pesquisa da Aspire.
A seguir, listamos outros 3 tipos de agentes influenciadores que são muito utilizados pelas marcas para construir a estratégia do marketing de influência e conquistar espaço no mercado.
Os content creators, ou criadores de conteúdo em tradução literal, são aquelas pessoas que utilizam-se de várias ferramentas e estratégias para produzir conteúdo.
Diferente dos influenciadores, onde a audiência é o foco principal, os creators são mais focados no conteúdo. Além disso, são voltados a um nicho, assunto ou estilo de criação específico.
Creators também podem ser pagos por marcas para publis, transferindo sua autoridade e criatividade para a parceria.
Um afiliado digital é um produtor de conteúdo que faz parte de um Programa de Marketing de Afiliados. Nessa parceria, o afiliado utiliza seus canais na internet para divulgação de produtos em troca de comissões.
Uma das vantagens desse modelo é que possui um custo baixo para implementação com grande potencial de retorno. Outro ponto positivo é que não há nenhuma burocracia para começar.
Os embaixadores são pessoas que representam uma determinada marca e desenvolvem um forte vínculo com os seus produtos naturalmente. Isso acontece devido a sua grande identificação com os ideais e com o estilo de vida associados a ela.
Um embaixador da marca não precisa necessariamente ser alguma celebridade. Pode ser um influencer, um cliente, um funcionário ou um especialista, o que importa aqui é que ele ou ela tenha autoridade no assunto.
Como você viu, existem outros agentes capazes de influenciar o público, e que podem ser aliados da sua marca. Porém, é importante que você tenha em mente quais objetivos pretende alcançar, para conseguir escolher a melhor parceria.
E agora conta pra gente, você adota o marketing de influência no seu negócio? Se sim, com qual ou quais desses agentes influenciadores a sua marca tem trabalhado? Entre em contato com a gente, nós podemos ajudar você a alavancar a sua empresa no mercado.