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Marketing digital: tendências para 2024

marketing |
8 de janeiro de 2024
Marketing digital: tendências para 2024 0 Comentários
Por: Luiz Henrique

Quando se trata do mundo do marketing nós temos uma grande certeza: tudo é sempre muito dinâmico! Portanto, com as constantes evoluções, estar atualizado é fundamental para se manter relevante nos negócios.

E em 2024 não podia ser diferente, não é? O novo ano chegou com tudo e juntinho com ele algumas tendências que vão desfilar nas passarelas do marketing digital e você confere agora no nosso artigo!

Inteligência Artificial

Sim, ela já foi um grande destaque em 2023, afinal, ChatGPT, Bard e tantas outras ferramentas estão presentes no nosso dia a dia. E neste ano não será diferente, a IA segue sendo uma das fortes tendências do marketing digital.

Uma pesquisa realizada pela RD Station apontou que 73% dos especialistas em marketing, por exemplo, entendem que o uso da IA como ferramenta de auxílio à produtividade será a principal tendência para este ano.

Não é para menos: com o auxílio da Inteligência Artificial é possível que as equipes de trabalho dos mais diferentes setores ganhem eficiência. Porém, para incorporá-la, é preciso planejar como e, uma forma ideal é mapear atividades que são repetitivas, verificando quais delas podem ser automatizadas.

Já o relatório divulgado pela Kantar mostra que uma das grandes tendências no marketing digital para 2024 é a Inteligência Artificial Generativa (GenAI). Ela é capaz de auxiliar, especialmente, no processo criativo, estimulando os profissionais da área.

Além disso, outra forma inteligente de utilizar a IA é na geração de leads, na personalização do atendimento e como forma de compreender os sentimentos dos clientes.

O fato é que a inteligência artificial não vai ser destaque somente em 2024, mas para todo e sempre, de agora para frente! 

UGC 

Nada como ver na prática como um produto ou serviço é capaz de resolver as dores, não é? E é aí que o User Generated Content (UGC) entra!

Em tradução livre é o conteúdo gerado pelos usuários e você com certeza já se deparou com vários deles por aí. Sabe quando alguém faz uma make testando os produtos de uma marca e posta suas impressões? É sobre esse tipo de conteúdo que estamos falando.

Mas aqui é importante frisar: esses materiais são produzidos por pessoas reais e não por influencers. Um exemplo de campanha de sucesso envolvendo UGC foi a famosa campanha dos nomes e das letras nas embalagens de Coca-Cola.

O objetivo da marca era fazer com que as pessoas compartilhassem latas ou garrafas com seus próprios nomes, gerando assim uma quantidade imensa de conteúdo.

A campanha fez tanto sucesso que rendeu não só um, mas três vídeos do Porta dos Fundos, assista abaixo ao mais recente:

Uma das principais vantagens dessa estratégia é o seu baixo custo, uma vez que a equipe de marketing basicamente terá apenas que desenvolver e formatar a campanha e impulsioná-la para que tenha adesão do seu público.

Outro ponto é que as empresas querendo ou não, os usuários vão produzir conteúdos sobre elas em pelo menos dois momentos: quando a experiência for muito boa ou quando for muito ruim.

Quer mais um aspecto para te convencer? 92% das pessoas confiam muito mais em um conteúdo espontâneo gerado por usuários reais aos tradicionais anúncios, mesmo aqueles com grandes influenciadores. É o que revelou uma pesquisa da Nielsen.

Conteúdo de áudio

Você tem o hábito de ouvir podcast? Porque o brasileiro sim! De acordo com a pesquisa DataReportal 2023, o Brasil é o país que mais consome esse formato no mundo! São 42,9% da população, de 16 a 64 anos, ouvindo conteúdos ao menos uma vez por semana.

Com esses números fica fácil deduzir que apostar na produção desse tipo de conteúdo é o caminho para cativar o seu público não só em 2024, mas ao longo dos próximos anos.

Podcasts são versáteis, permitindo que diferentes formatos, como entrevistas, histórias da audiência, entre outros, sejam usados de acordo com os conteúdos produzidos.

É possível apostar em temas de interesse do seu nicho com gente que entende da área. Assim, você traça um caminho que permite que o seu programa se destaque em meio à quantidade absurda de podcasts que existem por aí.

A criação de séries que usam fortemente o storytelling como estratégia de retenção de ouvintes também é uma ótima alternativa. Assim, é possível aprofundar em conteúdos mais densos ao longo dos episódios.

E é claro, a R8 não ia ficar de fora dessa, não é? Começamos 2024 com o pé na porta e com muito orgulho lançamos nosso podcast: o R8 Talks. Nele você vai ouvir sobre tudo que envolve o mundo do marketing, e o primeiro episódio já tá on!

Outro formato de conteúdo que vem ganhando destaque são os audio-books. É uma forma de compartilhar um conteúdo de valor com a sua audiência, aprofundando o relacionamento com ela e gerando mais envolvimento com a sua marca.

Insights do RD Summit 2023

Claro que a gente não poderia deixar de trazer neste texto alguns insights super valiosos que acompanhamos ao longo do maior evento de marketing e vendas da América Latina.

Confira a seguir alguns dos principais tópicos abordados ao longo dos três dias de evento.

SMarketing

Esse conceito não é exatamente uma novidade, a gente já falou sobre a importância de integrar vendas e marketing por aqui. Mas, neste ano, essa integração ganha ainda mais importância.

Esse foi um dos temas que acompanhamos durante o RD Summit 2023, não só em uma, mas em várias palestras. E o recado foi bem claro: quem não apostar no trabalho conjunto desses dois times corre sérios riscos de ficar para trás.

Previsibilidade das vendas

Alcançar resultados previsíveis e escaláveis é o desejo de muita gente, e desenvolver uma mentalidade de crescimento é o caminho! Esse foi o tema abordado pelo nosso amigo Thiago Muniz, CEO da operação brasileira da Receita Previsível.

É um método poderoso, capaz de fazer as empresas alcançarem os resultados almejados. E essa previsibilidade pode ser alcançada de diversas formas como: análise de dados e de mercado, histórico e projeção de vendas. 

Branding

Sim, outro tema que não é novidade por aqui mas que tem ganhado todos os holofotes! E não para menos, não é? Uma marca forte é um excelente fator de diferenciação! 

Mas não só isso: ela é capaz de criar conexão com as pessoas durante toda a jornada de compra, contribuindo para os resultados. Segundo Guta Tomalsquim, em entrevista ao RD Summit Live Show, o branding influencia em até 30% na performance.

Essas são algumas das tendências do marketing digital que prometem ser destaque em 2024. E aqui reforçamos: não quer dizer que são novidades. A IA já está, podcasts também, assim como o conteúdo gerado pelos usuários, o SMarketing, o branding, etc.

Mas são coisas que serão mais cobradas ao longo desse ano, e quem não se atentar a isso, vai ter que correr e muito atrás da concorrência! 

E você, já está antenado e preparado para a grande jornada que esse ano reserva?

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