Unindo influencers, e-commerce e streaming ao vivo, o live commerce é a estratégia de venda que promete revolucionar o seu negócio, seja ele um e-commerce ou não!
Nascida em 2016 na China, a estratégia já se aproxima da cifra de US$ 600 bilhões anuais, conforme indicam dados da Forbes. É muita grana, não é mesmo!?
Mas antes mesmo disso se tornar realidade, em 2020 esse mercado proporcionou R$5,6 bilhões de vendas nos Estados Unidos!
Porém, para que tudo saia nos conformes, é preciso que haja algo que é fundamental em qualquer estratégia: planejamento!
E é pensando nisso que, no artigo de hoje, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para investir nessa estratégia (seja o seu negócio um e-commerce ou não), para começar 2023 multiplicando as suas vendas.
Como a gente citou no começo deste artigo, o live commerce – também conhecido como shopstreaming ou live stream shopping – é uma estratégia que une influencers, e-commerce e streaming ao vivo.
Ou seja, através de uma transmissão ao vivo (popularizadas no auge da pandemia) os produtos de uma loja são vendidos. Geralmente esse evento é apresentado por influenciadores, o que torna a estratégia ainda mais interessante, já que 73% dos brasileiros já adquiriram algo por indicação desse profissional da internet.
Pode até ser que você tenha lembrado daqueles canais de compras, estilo Polishop, que eram populares nos anos 90-2000. Porém existe uma diferença crucial entre os dois modelos: a grande interatividade com o espectador.
Ou seja, quem está ali assistindo a live está a todo tempo interagindo com quem está promovendo o evento, num processo mais intimista de vendas, sem todos aqueles roteiros extremamente elaborados que vemos na TV.
Afinal, o objetivo da live commerce é humanizar o processo de compra no ambiente online, imitando a experiência da loja física.
A realidade é que, mesmo com o aumento do comércio online, ainda existe uma parcela do público que se sente inseguro na hora de comprar virtualmente, principalmente por uma experiência que até só a loja física poderia proporcionar: a oportunidade de testar e experimentar o produto antes de levar para casa.
E aí que o live commerce entra, quebrando uma das maiores objeções que existem para o comércio virtual. Afinal de contas, o foco principal aqui (além de vender, é claro) é apresentar o produto em sua totalidade, mostrando todos os seus aspectos e funcionalidades.
Por conta disso, essa modalidade de venda gera de 6x a 10x mais conversão que as vendas tradicionais para o e-commerce. Portanto, se você pretende aumentar a sua captação de leads e gerar interatividade com o seu público, vale apostar nesse formato!
De forma resumida, investir no live commerce pode proporcionar:
Como já ressaltamos na introdução deste artigo, assim como tudo no seu negócio, para fazer uma live commerce de sucesso você precisa de planejamento!
Portanto, tudo começa antes do dia escolhido para o evento. Abaixo listamos o que você não pode esquecer para fazer um live shop de sucesso!
Quem já acompanha a gente por aqui ou nas nossas redes sociais já está cansado de ouvir isso, mas a realidade é que é impossível realizar qualquer ação com assertividade – e obter resultados promissores – se você não conhece para quem está vendendo!
Quem é o seu público? O que ele gosta? Onde ele está? O que ele faz? Conhecer para quem você está falando é o primeiro passo para fazer não só um live commerce de sucesso, mas qualquer estratégia.
De nada adianta você produzir uma super live, com a participação dos melhores influenciadores, com os produtos de maior desejo, se as pessoas não souberem que esse evento vai acontecer, não é mesmo!?
Portanto, não se esqueça de fazer um excelente trabalho de divulgação. Chamadas nas redes sociais do seu negócio, anúncios, parcerias com influenciadores são algumas das ferramentas que você deve utilizar.
Aproveite também que, nesse momento, é a hora em que você precisa despertar a curiosidade e alimentar a expectativa do seu público. Porém, lembre-se sempre de só alimentar aquelas promessas que você poderá cumprir, ok!? Até porque se a sua credibilidade cair, já sabe, né!?
A realidade é que, o maior motivador para que as pessoas participem de uma live commerce são as promoções e condições únicas que elas vão receber no evento. Porque pense com a gente: se o preço do produto anunciado na live é o mesmo que a sua loja já pratica em qualquer momento do ano, por que o cliente vai participar da sua live?
Além disso, não se esqueça de utilizar-se do senso de urgência para estimular
Tenha muito claro – de preferência por escrito – como vai acontecer o evento. No roteiro que você precisa fazer, é importante ter:
Não se esqueça de que conversar com o público durante a live é fundamental para mantê-la “viva”! Comece dando boas vindas, leia sempre os comentários, responda as perguntas…
Lembre-se também de explicar o que vai acontecer, como será a dinâmica, se vai haver cupons. Comunique tudo para que não haja nenhum mal entendido.
Mesmo que a ideia seja fazer algo mais intimista, sem toda aquela roteirização padrão dos canais de televendas, é importante orientar todos os que estarão envolvidos na transmissão.
Como se portar, quem vai fazer o quê e como agir diante de problemas técnicos, são alguns dos pontos que você precisa conversar com a equipe.
Se você ainda tem dúvidas de como fazer uma live commerce de sucesso, basta assistir o vídeo abaixo que garimpamos para te ajudar.
E se você quer aprender com um dos maiores nesse assunto, já confere como foi o último show da Black Friday das Lojas Americanas.