Na contramão da crise econômica, o mercado de marketing digital não para de crescer. Segundo o estudo Digital AdSpend 2017, do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB) em parceria com a comScore, só em 2016 esse mercado apresentou aumento de 26% em relação ao ano anterior, totalizando um faturamento de R$11,8 bilhões.
E esse resultado não é à toa! Afinal, as ações de marketing digital são mais baratas se comparadas às mídias tradicionais de comunicação (como a televisão) e possuem um alto poder de segmentação do público.
Além disso, os resultados podem ser mensurados de maneira exata, com métricas que ajudam a direcionar as ações em busca de um retorno cada vez mais positivo das campanhas.
A seguir, vamos apresentar as principais métricas de marketing digital, explicando sua importância e as decisões que você deve tomar de acordo com o desempenho de suas estratégias.
O ROI é uma das métricas mais importantes de qualquer campanha de marketing digital. Ele trata diretamente do lucro, ou seja, o que você ganhou a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
Dessa forma, é possível avaliar se os investimentos com o marketing digital realmente contribuíram para os resultados da empresa, além de permitir a identificação de qual será o tempo necessário para o retorno financeiro das estratégias realizadas.
Para fazer o cálculo, é simples: basta subtrair o ganho obtido pelos custos. Depois, é preciso dividir esse resultado pelo investimento inicial.
Para entender melhor, veja como fica a fórmula:
ROI = (retorno do investimento – custo do investimento)/custo do investimento.
Caso verifique um resultado negativo, talvez seja o momento de analisar as campanhas como um todo, cortando despesas desnecessárias e modificando as metas para resultados mais realistas.
Você tem ideia de quanto custa para conquistar um novo consumidor? É exatamente isso que o CAC pretende responder.
Para entender essa métrica, é necessário saber quais são os gastos que a empresa tem durante a jornada de compra do cliente. É importante colocar tudo: investimento em mídia, vendas, salários da equipe e outras despesas relacionadas.
Para fazer a fórmula, você precisa definir um período de tempo a ser calculado. Depois, unir todos os custos que foram direcionados às ações para adquirir mais clientes dentro desse período determinado. Para finalizar, é preciso dividir esse resultado pelo número de clientes conquistados.
CAC = investimentos realizados para adquirir clientes/número de clientes
O resultado do CAC poderá te direcionar para as próximas ações de marketing, de maneira que o objetivo seja reduzi-lo, mantendo ou melhorando os resultados, e otimizando o seu desempenho.
Mostra quantos leads (contatos) concretizaram o objetivo em uma campanha de marketing digital.
Muita gente acha que a taxa de conversão é uma métrica para mensurar apenas a concretização de compras/vendas. Na verdade, ela pode ser utilizada para esse fim, mas também para outros propósitos, como assinar sua newsletter ou conseguir cadastros em uma promoção.
Por exemplo, você envia um e-mail marketing com o objetivo de fazer com que o cliente continue a leitura do conteúdo no blog da empresa. Se ele clicar no botão para ser redirecionado para o blog, essa será uma conversão.
O cálculo depende do seu objetivo. Utilizando o exemplo do e-mail marketing exposto acima, a taxa de conversão consiste na razão entre o número de aberturas das mensagens e o de usuários que clicaram no botão para serem encaminhados ao blog.
Se a taxa estiver muito baixa, é preciso analisar o que pode ser o causador desse resultado: usabilidade da página, falta de CTA (chamadas para ação) e conteúdo irrelevante, por exemplo.
Além dessas, há uma série de métricas que ajudam a analisar o desempenho das suas estratégias de marketing digital. Para facilitar, existem algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, que disponibilizam essas informações.
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